Tamanho do Texto:
A+
A-

Formandos Capuchinhos realizam missão e encontro no Ceará

31/01/2020 - 09h38
O mês de janeiro é um tempo forte na formação dos Formandos Capuchinhos do Ceará e Piauí, pois vivem de forma mais intensa o ardor missionário, pilar de nosso carisma, e a convivência fraterna no Encontro dos Formandos.

Todos os anos formandos e sacerdotes, missionários leigos e religiosos e religiosas participam das Santas Missões Capuchinhas, que neste ano aconteceu na cidade de Choró, no sertão cearense, articulada pelos então representantes dos formandos capuchinhos, Frei Acelio Pessoa e Frei Anderson Sampaio, tal momento tem o intuito de animar a fé do povo de Deus naquela região e ser um forte momento de missionariedade para nós frades menores capuchinhos.

A quase dois anos os Frades Capuchinhos abriram uma fraternidade em Choró, para sediar mais uma casa de formação para o pós-noviciado, como também assumir a única paróquia existente no município. 

O pedido para as Santas Missões acontecerem em Choró foi feito por Frei Manoel Henrique, pároco da Paróquia de São Sebastião.

"A missão teve o intuíto de aprensentar ao povo de Choró o carisma franciscano e realizar o pedido de Dom Ângelo, bispo da diocese de Quixadá, que haja em todas as paróquias Santas Missões Populares, em comemoração do jubileu de ouro da ereção canônica da diocese". Afirma Frei Jhonatas Rodrigues pós-noviço e membro da fraternidade de Choró. 

As Santas Missões aconteram de 20 a 25 de janeiro. Sua abertura foi na Santa Missa Solene a São Sebastião, padroeiro do município, celebrada por Frei Raimundo Matos, vigário provincial. Na homilia, o presidente, encorajou os missionários para a missão a eles confiadas como anunciadores do Evangelho a exemplo  de São Francisco de Assis. 

Foram mais de vinte comunidades assistidas pelos missionários com visitas as famílias, idosos e enfermos, santo terço, momentos penitenciais e Santa Missa. O momento mais forte da missão se deu na noite de sexta, 24, com a implantação do santo cruzeiro, como marco da missão. A cruz que é sinal de Vida e Redenção se traduz na comunidade como acolhimento a Boa Nova de Nosso Senhor e compromisso com o mesmo. 

Na manhã do dia 25, sábado,  o povo de Deus se reuniu no posto São Sebastião para a caminhada de encerramento das Santas Missões Capuchinhas, chegando a Igreja Matriz foi realizada a Santa Missa que foi presidida por Frei Francisco Antônio, Ministro Provincial dos Capuchinhos no Ceará e Piauí.

Terminada as Santas Missões os formandos capuchinhos partiram para o Distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza, para o 33° Encontro dos Formandos Capuchinhos. 

O encontro foi marcado com momentos de oração, lazer,  interação e convivência, avaliações e formação sobre a Ordem Franciscana Secular (OFS) e o movimento Justiça, Paz e Integridade da Criação  (JPIC) acessorada por Frei Djacir Sampaio e Frei Francisco Antônio, respectivamente. 

Na tarde do dia 28 os formandos elegeram, via votação, o representante e o vice-representante dos formandos junto ao provincial. Foi eleito Frei Salatiel Félix, com 17 votos, e Frei Luiz Henrique, com 12 votos. Na ocasião também foi constituído o Conselho dos Formandos que, juntos, neste ano de 2020 serão a voz dos formandos da província e os articuladores das Santas Missões Capuchinhas e  do 34° Encontro dos Formandos, em 2021.

Texto: Frei Rubem Breno (Fraternidade São Benedito)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade São Benedito)

Deixar um comentário