Tamanho do Texto:
A+
A-

A Dimensão Social do nosso carisma

11/03/2020 - 17h20
Há mais de 50 anos Pia União é sinal de caridade evangélica na capital piauiense.

Na Assemblei Provincial de 2019, os frades capuchinhos do Ceará e Piauí discutiram sobre a temática da dimensão social do nosso carisma, que consoante Frei Silvio, assessor da assembleia 2019, “a dimensão social sempre fez parte da vida da Igreja”.

No Brasil a Igreja Católica mediante dioceses, paróquias, institutos religiosos e entre outros, exercem a caridade cristã por meio da assistência social. Em abril de 2019 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), publicou uma pesquisa sobre as Obras Sócias da Igreja, que segundo o site Instituto Humanitas Unisinos “chegam à somatória de 499,9 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias.”

Neste rol se enquadra o Centro de Assistência Social Pão dos Pobres (CPP), uma instituição de existência jurídica, voltada ao trabalho social que visa auxiliar os pobres, dando-lhes ajuda corporal e espiritual, sob a proteção de Santo Antônio, dirigida pelos Frades Capuchinhos no Ceará e Piauí. O CPP possui desde a última Assembleia Provincial, 2019, uma nova diretoria, que durante os anos de 2020 e 2021, irá acompanhar as obras sociais existentes e fomentar novas em toda a província.

Esta "herança social" foi iniciada pelos frades lombardos, fundadores da missão capuchinha no Ceará e Piauí, como “obra de promoção humana e cristã como consequência da missão”, assinala Frei Moisés Siqueira em seu livro Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí (2000).

A Pia União dos Pobres de Santo Antônio é composta por voluntários, sendo acompanhada pelo guardião da fraternidade onde existir o atendimento. Atualmente são quatro fraternidades em que a Pia União realiza os seus trabalhos: Santuário Sagrado Coração de Jesus (Fortaleza/CE), São Francisco de Assis (Sobral/CE), São Sebastião (Parnaíba/PI) e São Benedito (Teresina/PI).

Há quase 68 anos a Pia União dos Pobres de Santo Antônio em Teresina é sinal de caridade evangélica na assistência aos idosos da periferia. Fundada aos 30 de janeiro de 1952, por Frei Segismundo de Crema, os frades e os piedosos e piedosas voluntárias buscam oferecer um espaço de interação, oração, alegria e de novos conhecimentos ou até mesmo apresentar seus dons nos trabalhos manuais.

Atualmente são 16 o número de voluntárias que todas as quartas-feiras chegam cedo em nosso convento São Benedito, preparam o local para acomodar e o coração para acolher os idosos. A convite de Frei Chagas, presidente da Pia União de Teresina, os voluntários participaram, na manhã de 15 de janeiro, de uma formação sobre relações interpessoais, assessorada pela assistente social e advogada Deuselita Maria Pires. O momento teve como objetivo fortificar o trabalho em equipe, valorizar as virtudes e superar os desafios na missão a elas confiadas.

Em entrevista a advogada e também voluntária da Pia União, Deusilita Maria afirma:

“... que as organizações sociais são bem aceitas pelo Estado... sendo histórico o trabalho da Igreja Católica no trabalho filantrópico... e que caridade e Igreja andam juntas.”

Maria de Jesus Lima, voluntária a mais de quarenta anos na Pia União, diz:

“comecei com a minha mãe, quando eu tinha onze anos [de idade]... me dedico com amor e toda quarta feira é dedicada aos meus idosos”.

Rezemos a Deus, começo e fim de nossa história, que ajude cada vez mais a Igreja no exercício da caridade enviando pessoas comprometidas com a causa de ser testemunha do seu amor entre os pobres e excluídos de nosso tempo.

Texto: Frei Rubén Breno (Fraternidade São Benedito - Teresina -PI)

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário