Tamanho do Texto:
A+
A-

Assembleia Provincial 2019 em Guaramiranga-CE

22/12/2019 - 10h26
Capuchinhos do Ceará e Piauí refletem e decidem novas propostas para a dimensão social da província.

Os Frades Capuchinhos da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí estiveram reunidos, entre os dias 16 a 20 de dezembro, para a realização da Assembleia Provincial 2019, na Pousada dos Capuchinhos em Guaramiranga-CE.

A assembleia iniciou as 15h do dia 16, com o canto uníssono dos frades do Veni Creator Spiritus, suplicando as luzes do Espírito Santo para animar e fecundar todo o encontro. A temática foi assessorada po Frei Silvio de Almeida, atual ministro provincial dos capuchinhos do Maranhão, Pará, Amapá e Cuba (PROMAPA), e presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB).

Durante a exposição do tema, Frei Silvio relatou que a dimensão social sempre fez parte da vida da igreja. Desta forma, ele abordou os aspectos teológico-espiritual da temática em questão, assim como sobre o nosso carisma franciscano-capuchinho, e aspectos econômicos e administrativos da nossa vida. Na noite do dia 18, Frei Santos, Ministro Provincial dos Capuchinhos do Ceará e Piauí, anunciou as transferências e outras infromações importantes sobre a vida da província para este ano de 2020, além de outros comunicados dos confrades.

Na manhã do dia 19, os frades analisaram e debateram os estatutos da província, já no período da tarde o mesmo foi aprovado e prosseguiu-se a assembleia com a escolha, via votação, da nova diretoria do Centro de Assistência Social Pão dos Pobres, ficando assim constituída:

Presidente: Fr. Batista da Silva,

Vice-presidente: Fr. Paulo Walbério,

Secretário: Fr. Leonardo Leite,

Tesoureiro: Fr. Acélio Pessoa.

No fim do dia, ocorreu uma confraternização, no qual os frades, juntos em uma noite de convivência, celebraram o Natal do Senhor. Na sexta-feira, dia 20, a Assembleia Provincial foi concluída com a Santa Missa, presidida por Frei Santos e concelebrada pelos conselheiros. Apos o café da manhã os frades retornaram às suas respectivas fraternidades animados para melhor servir a pessoa de Cristo nos mais vulneráveis e excluídos de nosso tempo, a exemplo de São Francisco de Assis. 

Texto: Frei Rúbem Breno (Fraternidade São Benedito-Teresina-Piauí)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade São Benedito)

Deixar um comentário