Tamanho do Texto:
A+
A-

60 ANOS DA PRESENÇA DOS CAPUCHINHOS EM SOBRAL - CE

19/03/2019 - 23h42
Celebração Eucarística marca jubileu dos Capuchinhos na cidade cearense.

Neste dia 19 de março, dia de São José, celebramos o Jubileu de 60 anos da chegada dos primeiros capuchinhos nas terras de Dom José Tubinambá da Frota, nossa querida cidade de Sobral, são 60 anos de evangelização junto ao povo sobralense, povo de fé e devoção.

Para marcar tal momento junto aos fiéis de nosso Santuário São Francisco, nosso Ministro Provincial, Frei Santos, presidiu a celebração Eucarística ladeado dos irmãos da fraternidade São Francisco de Assis e confrades de outras fraternidades.

Sobre a chegada dos capuchinhos em Sobral, assim nos conta Frei Moisés Siqueira em sua obra "PROVÍNCIA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DOS CAPUCHINHOS DO CEARÁ E PIAUÍ" (p.157):

"Em 13 de março de 1959 chegaram a Sobral os primeiros religiosos capuchinhos. Eram eles Frei Jeremias, Superior, Frei Natal de Carolina e Frei João Maria de Palmácia. Os missionários foram acolhidos provisoriamente no abrigo Coração de Jesus, até que no dia 19 de março, festa de são José, o Pe. Geraldo Ferreira Gomes, entregou-lhes o cuidado do Santuário São Francisco e uma casa da diocese."

Na homilia, Frei Santos, como forma de gratidão, lembrou e rezou pelos confrades do passado que agora estão junto de Deus, também agradeceu aos tantos irmãos que já passaram por Sobral e hoje estão em outras realidades missionárias, por fim agradeceu a atual fraternidade e aos leigos que no hoje da história mantem acesa a chama do carisma franciscano-capuchinho em Sobral.

"Por fim, uma oração em favor daqueles que fazem parte dessa história e que já se encontram na outra vida: D. Jose Tupinambá, Pe. Gerardo Ferreira, Frei Jeremias Saraiva Teles, Frei Natal Pinheiro, Frei João Maria de Palmácia, D. Frei Timóteo, Frei Demetrio Fernandes, Frei Vital e Frei Fidélis, D. Leda, Safira, e tantos leigo(a)s que aqui trabalharam nesses 60 anos.

Também os Freis que aqui trabalharam e hoje se encontram noutros lugares e serviços fraternos: Frei Virgilio de Messejana, Frei Roberto Magalhaes, Frei Henrique Araújo, Frei J. Maria Castelo Branco até a atual fraternidade: Frei João Alberto, Frei Glauber, Frei Edmilson, Frei Edvar e Frei Nazário. Nossa gratidão pelo serviço prestado e súplica a Deus, por intercessão do Seráfico pai, por sua paz e felicidade! A todos vocês irmãos e irmãs, devotos e benfeitores, o Senhor lhes dê a paz!"

Ao querido povo de Deus que está em Sobral agradecemos a confiança e amizade em nossos serviços fraternos nestes 60 anos de nossa presença em Sobral.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário