Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro de Convivência Vocacional Capuchinha

17/07/2018 - 22h56
Jovens vocacionados participam do ConvoCap em Fortaleza

Realizou-se de 10 a 14 de julho de 2018, o Convivência Vocacional Capuchinho (ConvoCap) da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí (PROCEPI), na Cúria Provincial, em Fortaleza/CE. O encontro contou com participação de 12 jovens vocacionados, provenientes dos estados do Ceará e Piauí, são eles:

  1. Francisco Thiago Costa Fontenele (Granja/CE)
  2. Antônio Moésio de Sousa Elias (Massapé/CE)
  3. Brendo Dutra Barbosa (Pacajus/CE)
  4. Magno de Lima Vasconcelos (Fortaleza/CE)
  5. Eliardo da Silva Vasconcelos (Itapajé/CE)
  6. Jônathas Eugênio Silva (Maranguape/CE)
  7. Francisco de Assis Nascimento (Massapé/CE)
  8. Cícero Morais de Sousa Junior (Juazeiro do Norte/CE)
  9. Francisco Silas Dionízio Batista (Juazeiro do Norte/CE)
  10. Francisco Fágner Pereira Silva (Batalha/PI)
  11. Amarildo da Silva Fernandes (São João da Fronteira/PI)
  12. Marcelo Rodrigues da Silva (Lagoa de São Francisco/PI)

Após um tempo de acompanhamento vocacional, estes jovens foram enviados pelos seus respectivos Animadores Vocacionais Locais para vivenciar um pouco do nosso cotidiano; conhecer mais de perto a nossa realidade e a nossa fraternidade, como também, adentrar um pouco mais na profundidade da vida franciscana Capuchinha.

O ConvoCap teve como tema: “Os jovens, a Fé e o discernimento Vocacional” (Documento Preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária dos Bispos) e como Lema: “Não tenhas medo, Eu estou contigo” (Is 41,10). No desenvolver do tema e lema contamos com as presenças sempre muito fraterna de nossos irmãos: Adeive Dequian, professor da UFC e UVA/CE; Frei Francisco Lopes (Conselheiro para Formação Inicial); Gileno Campos (Psicólogo e Professor do IFCE; Frei Santos (Ministro Provincial); Frei Moisés Siqueira (Historiador da PROCEPI); Frei Aloísio Albuquerque (Conselheiro Provincial); Frei Roberto Magalhaes;  Frei Tiago Mendonça (Pós-Noviço); Vinicius Lemos (Postulante I) e Aldisio de Assis (Vocacionado).

Além da convivência fraterna, o encontro contou com muitos momentos de oração, formação humana, cristã, franciscana, lazer e confraternização. Assim, cada jovem pôde, na sua medida, pensar o seu próprio chamado e encaminhar seu discernimento. O anseio por conhecer mais detalhadamente a vida franciscana (Itinerário Formativo), fez desses momentos uma ocasião para muitas perguntas, questionamentos e esclarecimentos.

Para nossos jovens vocacionados, o ConvoCap serviu para aprofundar ainda mais o desejo de Ser Franciscano, pois possibilitou vislumbrar como se pode viver e concretizar essa vocação franciscana a partir da realidade da Província e das suas casas de formação. Expressões de alegria, emoção e confirmação da própria vocação foram a tônica da avaliação do encontro.

Para o vocacionado Amarildo, do Grupo Vocacional de Lagoa de São Francsico/PI, o ConvoCap “foi a confirmação de que São Francisco é o ideal de vida que ele quer seguir.” Já para o vocacionado Thiago Fontenele: Grupo Vocacional de Fortaleza,  “o que lhe atrai na vida franciscana é o modo simples de vida e a proximidade que ele percebe entre os frades e o povo”.

Portanto o ConvoCap é sempre um momento muito marcante na vida dos vocacionados, tendo em vista que é uma preparação para o Retiro de Opção de Vida Capuchinha (RovCap), sem dúvida este encontro é sempre um momento de grande alegria e esperança, pois as vocações que o Senhor nos concede são a confirmação do fascínio e atração que São Francisco continua exercendo ainda hoje, bem como a certeza da continuidade luminoso carisma.

Continuemos firmes na oração, pedindo ao Senhor que nos envie operários para a sua messe. Rezemos pelos jovens que sentem o chamado do Senhor e estão no processo de discernimento vocacional. Por esses e por todos que estão sendo acompanhados por nossos irmãos animadores em nossas fraternidades.

“Uma vocação nunca se faz sem oração.”

Louvado sejas, meu Senhor!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Saulo de Sousa (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário