Tamanho do Texto:
A+
A-

Vocacionados participam de Retiro de Opção de Vida no Ceará.

11/01/2020 - 21h29
Encontro ocorreu na cidade de Guaramiranga/CE e contou com a presença de 11 vocacionados.

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, realizou entre os dias 06 a 09 de janeiro de 2020, o Retiro de Opção de Vida Capuchinha na Pousada dos Capuchinhos em Guaramiranga/CE. 

O encontro teve como tema “Seguir Jesus com São Francisco” e o lema extraído das biografias do nosso santo fundador “ É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu desejo fazer com todo o meu coração” (1Cel 22,3), tal temática iluminou as reflexões e meditações dos 11 jovens que, durante o ano de 2019, foram acompanhados pelos frades nos regionais de Fortaleza, Sobral, Jaguaretama e Juazeiro do Norte.


O encontro teve início no dia 06 com a Santa Missa, as 17:30hs, presidida pelo animador provincial do SAV, Frei Wilter Malveira e concelebrada pelo secretário executivo da formação e mestre dos postulantes de primeiro ano, Frei Edmilson Vieira. O retiro contou com a presença dos animadores vocacionais Frei Eduardo e Frei Anderson, regional Fortaleza, e Frei Rubén, regional Teresina. As 20hs, Frei Eduardo presidiu a oração de abertura do retiro e em seguida os encaminhamentos do mesmo por Frei Wilter. 

No dia 07, sob a acessória de Frei Edmilson os vocacionados refletiram o tema “São Francisco e a senhora pobreza – a via purificativa”, dando início uma reflexão da caminhada espiritual do Seráfico Pai. Na parte da tarde, iluminando o deserto sobre o tema do dia, os vocacionados realizaram a Via-Sacra Franciscana, na ladeira da gruta, com Frei Rubén. À noite, após a Santa Missa, Frei Anderson conduziu a Adoração Solene do Santíssimo Sacramento. 

Na quarta-feira, 08, os vocacionados deram um passo na caminhada espiritual de São Francisco, refletindo com o tema “Francisco e o crucificado – a via iluminativa”, assessorada por Frei Wilter. A tarde para iluminar o deserto, Frei Eduardo conduziu a Coroa de São Miguel, o arcanjo de Deus que nos ajuda nas batalhas da caminhada. As 20hs aconteceu o CineCap, com o filme Homens e Deuses, tendo como reflexão última do dia o despojamento de sí e o adentrar na “Escola de Jesus Crucificado”. 

Por fim, na quinta-feira, 09, os vocacionados meditaram a temática “Francisco, o amigo de Cristo – a via unitiva”, na qual o pobre de Deus, esvaziado de sí mesmo, vive a união com Cristo, tanto no espirito como na carne. Ao fim da tarde, foi rezada a Santa Missa de encerramento do Retiro, na qual os 11 vocacionados receberam a carta de acolhida, das mãos do animador vocacional provincial, os acolhendo a viver a experiência do postulando I, no convento São Francisco de Assis em Sobral/CE. 

Com alegria foram acolhidos os seguintes vocacionados: 

Paulo Valentim Filho Frecheirinha-CE
Lucas Levi Graciano A. de Souza Ipu-CE
Lucas Araújo de Lima Fortaleza-CE
Eliardo da Silva Vasconcelos Itapajé-CE
Marcos Antônio P. Bezerra Caucaia-CE
Francisco Aldisio de Assis Neto Fortaleza-CE
Pedro Gustavo O. de Carvalho Assaré-CE
Francisco Alexsandro S. Barbosa Paramoti-CE
Francisco Thierry Pereira Costa Sobral-CE
Luiz Weslley Arruda Lemos Jaguaretama-CE
Cícero Morais de Souza Junior Juazeiro do Norte-CE

 

Com fé firme supliquemos ao Senhor da messe santas vocações, desejamos aos irmãos que chegam perseverança na caminhada e que sejam bem felizes na vocação escolhida.

Texto: Frei Rubén Breno (Fraternidade São Benedito-Teresina)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade São Benedito)

Deixar um comentário