Tamanho do Texto:
A+
A-

Vocacionados se preparam para ingressar no Postulado em Patos de Minas

25/01/2018 - 12h12
5 jovens partilham suas experiências vocacionais e se preparam para entrar na Ordem

Depois de um ano de acompanhamento vocacional cinco jovens se preparam para ingressar na etapa do Postulado no dia 04 de fevereiro de 2018.
O Serviço de Animação Vocacional realiza todos os anos diversas atividades entre visitas, encontros, formações e missões com participação dos jovens que se interessam pela nossa vida de minoridade.
Em 2017 cinco jovens concluíram o processo vocacional, sendo aprovados para ingressar na ordem. Os jovens são César Augusto, João Paulo, Fernando Carlos, Renato Ferreira e Welington de Paula.

Todos eles partilharam conosco sobre o desenvolvimento do processo vocacional. Abaixo os vocacionados que se preparam para o Postulado falam como foi a caminhada até aqui.

César Augusto, Sabará-MG
" você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui"

Bem posso dizer que até chegar a este presente momento, de início do meu processo de formação,  percorri muitos caminhos.
Senti meu chamado de ser um frade capuchinho quando tinha aproximadamente 18 anos e hoje com 34 anos, faltando apenas alguns dias para dar início ao postulado e como se passasse um filme na minha cabeça, das coisas que vivi até hoje em minha vida, das escolhas que fiz ao longo da minha caminhada, algumas escolhas boas, mas outras nem tanto. O fato é que pela graça e misericórdia de Deus estou aqui prestes a dar início ao postulantado com os capuchinhos.
Agradeço a experiência que tive com os frades do SAV nas pessoas de Frei Plínio, Frei Douglas e Frei Robson, foi um processo muito legal, muito humano, em que eu pude conhecer mais sobre São Francisco de Assis e como é a vida de um frade capuchinho, que põe Cristo no centro de sua existência deixando de pensar apenas em si próprio.
Posso dizer que estou muito animado com essa nova etapa da minha vida, confesso que nesse período de aproximadamente um ano de discernimento vocacional junto ao SAV, passei por um momento de deserto, por algumas dúvidas e incertezas, mas acredito que tudo isso faça parte de um processo de amadurecimento espiritual.
 Paz e bem!

Welington de Paula, Lagoa Santa-MG

O SAV foi para mim, um tempo, que o dono do tempo JESUS me proporcionou para acentuar em meu coração o SIM. Hoje, me sinto alegre e esperançoso para chegada em Patos de Minas e ingressar-me à Ordem, onde junto com meus novos irmãos viverei o Santo Evangelho.

Renato Lau, Janaúba-MG
O ano de 2017 no SAV, foi um ano de grande aprendizado, de doação, de anseios, de curiosidades, e de muito crescimento espiritual.  O sentimento é de profunda alegria, esperança e a sensação de um encontro pessoal com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Os encontros vocacionais em BH foram momentos únicos e profundos de espiritualidade, de profunda oração, de partilhas com os Freios e com meus irmãos vocacionados, que só me fortaleceram e animaram na escolha deste caminho que tanto desejo seguir. Hoje depois de alguns encontros, que já tive a oportunidade de participar, me sinto outra pessoa, mas Alegre, mais renovado, mais corajoso e principalmente mais abençoado por Deus e mais desejoso de entrar na ordem. Lógico que a ansiedade me consome, mas ao mesmo tempo a Paz invade o meu ser, pois, meu coração está em festa. Apesar de um contratempo familiar, pois, meus pais ainda não concordam com a minha vocação, mesmo assim sinto-me muito, muito FELIZ, e com muita paz e amor no meu coração e confesso que sou apaixonado e encantado pelo estilo e modo de vida dos capuchinhos. Deus é tão misericordioso e amável para comigo. Sou imensamente grato a Deus pelo o meu chamado.
Paz e Bem.

Fernando Carlos, Uberaba-MG

Estou me sentindo em Paz e alegre. Após vivenciar um ano de acompanhamento com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais, tenho a graça de corresponder ao chamado de Deus, e dar passos na caminhada vocacional e poder iniciar a caminhada como postulante. Estou me sentindo em paz e em calma aproveitando bem cada momento, me despedindo da comunidade paroquial dos familiares e amigos, sobretudo estou muito feliz em poder da continuidade ao chamado e ao projeto de Deus a mim.

João Paulo, Soledade de Minas-MG

O tempo que passei no SAV foi muito enriquecedor pro meu discernimento vocacional, não só por aprofundar um pouco na espiritualidade franciscano-capuchinha mas também vendo as diferentes realidades daqueles que participaram comigo, dividindo o mesmo ideal.

Agora estou em preparação para partir para o convento... As roupas, objetos pessoais, documentos... cada coisa, cada hora que passa aumenta mais a expectativa da vida conventual, da fraternidade, da correspondência ao chamado de Deus. É tudo uma animação só - o que peço a Deus que permaneça sempre, tanto em mim como nos outros vocacionados. "Senhor, que quereis que eu faça?"... palavras de São Francisco que me vêm constantemente à memória. Enquanto isso a ansiedade toma conta. O primeiro passo foi dado! O dia já está marcado! Vou vivendo o momento presente assim, sempre na esperança que Deus leve ao bom termo aquilo que Ele mesmo começou.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Mirna Spirandeli
25 de janeiro de 2018
A todos os cinco jovens parabéns e estaremos em orações por vc toda Comunidade de Sta Clara e Fraternidade Franciscana de Uberaba e ao nosso querido Fernando vai deixar saudades.Que o Papai do Céus os protejam sempre concedendo-lhe muita luz para guiar o caminho de vcs.Vc Fernando ficará sempre em nossas orações e vai fazer muita falta na nossa Comunidade de Santa Clara.Que São Francisco e Santa Clara interceda muito por vcs .Uma abraço fraterno .Paz e Bem!!!
Deixar um comentário