Franciscanismo

Porciúncula: lugar de fidelidade

A Porciúncula é para a Espiritualidade Franciscana o lugar da fidelidade. Naquela pequenina Igreja nasceu o Franciscanismo. Naquela região, planície de Assis, outrora pantanosa, esteve aos olhos de Francisco a Igrejinha solitária denominada Santa Maria da Porciúncula. Hoje, aos…
Franciscanismo

A Missionariedade Franciscana como expressão de uma atitude missionária

“todos os frades preguem com as obras” (RNB 17,3) A Igreja está profundamente identificada com a sua missão evangelizadora, missão que se realiza no testemunho alegre do anúncio do Evangelho e do mistério de Cristo. No seu desenvolvimento prático, esta missionariedade ganha formas variadas para atender, na caridade,…
Franciscanismo

A mística Franciscana do Natal

Francisco de Assis (1182-1226) nutriu ao longo de sua vida três grandes devoções em relação a Jesus Cristo. A primeira delas é Encarnação do Verbo, isto é, Deus-menino nascido da Virgem Maria. A segunda, a presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia,…
Franciscanismo

Primeira Admoestação - a) O Texto

Ad 1 - O CORPO DO SENHOR a) O texto Estamos diante de uma Admoestação significativa para todos os franciscanos e admiradores de São Francisco de Assis. Aqui se encontra o modo ‘católico’ dos primeiros frades. Por que dizer ‘Católico’? Pois precisamos entender que naquele período em que nasceu o movimento…
Franciscanismo

Introdução às Admoestações de São Francisco

Vamos entrar no maravilhoso mundo da espiritualidade franciscana. Quando lemos ou assistimos a um filme sobre a vida de Francisco de Assis, sentimos interiormente uma admiração, talvez um desejo profundo de experimentar o que viveu. Mesmo estando mais de oito séculos distantes da Assis da época…