Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens iniciam o processo de formação para a vida de franciscano capuchinho

16/02/2020 - 08h06
07 jovens foram admitidos na etapa do Postulado em Uberlândia - MG

No último sábado, 15 de fevereiro, 07 novos irmãos foram admitidos à primeira etapa de formação de nossa vida de frade menor capuchinho. Essa primeira etapa recebe o nome de Postulado. Nela, os jovens são acolhidos em uma de nossas Fraternidades e acompanhados por um formador que os ajudam de perto no discernimento vocacional. Aos poucos, os jovens são inseridos naqueles aspectos essenciais do nosso carisma e da nossa vida de franciscanos capuchinhos: fraternidade, minoridade, oração, apostolado e missão. 
O Postulado é um tempo de discernimento, de escolha e de descoberta das razões mais profundas da própria vocação. Compreende um período de até dois anos e cumpre um programa de estudos introdutórios específicos, tanto de iniciação à fé cristã e ao carisma franciscano, quanto de maturidade humana e afetiva, quanto de história da Igreja, da Ordem e de nossa Província. Em dezembro de 2019, a etapa do Postulado passou a ser realizada na Fraternidade São Francisco de Assis, em Uberlândia - MG. Essa etapa era realizada na cidade de Patos de Minas- MG desde 1972.  
 
Os 07 jovens que vieram de diferentes regiões do nosso estado foram acolhidos e admitidos na etapa do postulado durante a missa conventual presidida pelo Ministro Provincial, frei Adilson Gonçalves, na capela da fraternidade. Tambem estiveram presentes nesse momento de celebração os nossos amigos e irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS). Os novos postulantes são: 

Cleber Barrozo Passos, 39 anos, natural de Belo Horizonte – MG;  
Henrique Andrade Cordeiro, 19 anos, natural de Santa Bárbara – MG;  
João Paulo de Souza, 24 anos, natural de Juatuba - MG;  
José Henrique Peixoto Alves, 18 anos, natural de Belo Horizonte – MG;  
Luan Carlos Antunes Tiago, 20 anos natural de Monte Azul – MG;  
Marcelo dos Santos Alves, 27 anos, natural de Ipiaú – BA 
Rafael Henrique da Silva, 22 anos natural de Matutina – MG.  

Após o período de discernimento com o Serviço de Animação Vocacional de nossa província, eles ingressam no primeiro ano do postulado e se unem, na fraternidade de Uberlândia, a outros dois postulantes do segundo ano: 

André do Carmo Otoni, 28 anos, natural de Contagem – MG e  
Hugo Neves Ferreira, 22 anos, natural de Diamantina – MG

O responsável pela etapa do postulado é o frei Plínio Lukian Leite. A fraternidade formativa está composta pelos seguintes irmãos:  frei Geovane Santiago, frei Carlos Fabiano e frei José Carlos. Pedimos, de coração sincero, as orações e boas intenções do nosso povo para que ajudem os nossos a serem cada vez mais fiéis e perseverantes ao chamado da vida em minoridade.
Atualmente nossa Província conta com 10 postulantes: 09 residem em Uberlândia e 01 reside em Belo Horizonnte. Que são Francisco e Santa Clara sejam modelo e inspiração para essa jornada. Paz e Bem! 

_________________________
Texto: André Otoni, Postulante 2º ano
Adaptação: frei Douglas Leandro

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário