Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro Vocacional reuniu 13 jovens na fraternidade de Belo Horizonte

06/07/2017 - 12h46
"Um jeito de ser e de viver" foi o tema trabalhado com os vocacionados

Neste final de semana ocorreu o Encontro Vocacional Geral na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, de 30 de junho à 02 de julho de 2017.  O tema "Um jeito de ser e de viver" envolveu os 13 vocacionados: Alessandro, André, Antony, César, Fernando, João Paulo, Luan, Luiz Gustavo, Matheus, Renato, Ronaldo, Valdinei e Wellington.

Motivados pela docilidade do Espírito Santo o encontro teve seu início mergulhado na oração centrante, para que no silêncio do coração a graça da presença de Deus seja melhor assumida. Em seguida um momento de confraternização deu continuidade ao estreitamento de laços fraternos em torno da mesa. Ao findar deste primeiro dia do encontro o termino se deu com um filme... 

A celebração da Missa Conventual abriu o segundo dia do encontro, enfatizando a profundidade e a força que vem dos irmãos unidos em torno da Palavra e da Eucaristia. Motivados pelo Cristo que se parte e reparte, se oferece a nós, foi que cada um partilhou sua vida, repartindo partes significativas da existência. E com este clima de confiança fomos levados a refletirmos “A graça de Deus na vida de Francisco”. Francisco experimentou a Graça de Deus, encontrando o afável amor divino em relação como o Sumo Bem. A partir da história de Francisco fomos contemplando nossa relação com Jesus Cristo. A trade cedeu lugar ao trabalho em grupo “Relacionamento humano e Vida comunitária”. Seguido da reflexão “O Processo de conversão de Francisco”. Este momento nos possibilitou refletir os momentos marcantes da caminhada de Francisco, abrindo-nos o olhar acerca do itinerário vivido por este homem medieval, para perceber como ele foi se abrindo para acolher em sua vida o projeto de Deus. Enceramos o nosso dia apreciando o Espetáculo de Dança no Grande Teatro do SESI Minas.

No terceiro dia foi marcante pelo fato de já iniciarmos o dia com a celebração eucarística, vivida com a mística da intimidade do amor, que na proximidade fraterna é capaz de nos envolver do singelo afeto de Deus. Em seguida o acento foi “O espírito evangélico na história da Ordem Franciscana”. É lindo quando somos capazes de ler a história franciscana percebendo o impulso de fidelidade ao Evangelho e amor ao Cristo em vários momentos. Terminamos nosso encontro com toda fraternidade local em um almoço festivo. 

 

Por: Frei Plínio Lukian Leite

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário