Tamanho do Texto:
A+
A-

Novas ordenações diaconais e presbiterais

07/02/2018 - 20h00
Cinco frades da província do Ceará e Piauí receberam as Ordens Sacras

Numa alegre concelebração, cinco frades da Província Capuchinha do Ceará e Piauí receberam as Ordens sacras: dois deles foram ordenados diáconos – Frei Arlindo e Frei Jeymison – e três, presbíteros – Frei Lázaro, Frei Marcelo Copertino e Frei Rafael. As ordenações ocorreram no dia 07 de fevereiro de 2018, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza(CE). D. Frei Antônio Roberto Cavuto, OFMCap, Bispo de Itapipoca, presidiu a concelebração e ordenou os confrades. De toda a Província compareceram frades representando as 13 fraternidades, além de alguns padres do clero da Arquidiocese de Fortaleza, e das Dioceses de Sobral e Tianguá. Acorreram também a este momento muitos fieis, vindos de Messejana e Pirambu, e familiares vindos das cidades de origem dos ordenados (Aurora, Quixadá, Juazeiro do Norte, Chaval e Fortaleza).

Apresentamos os confrades ordenados diáconos:

Frei Arlindo José da Silva Neto é filho de Maria Darcila Silva de Mesquita e Anastácio Alves de Mesquita. Nasceu em 29/08/1976 em Fortaleza(CE). E Frei Francisco Jeymison Costa Araújo é filho de Gilberto Silva Araújo e Genice da Silva Cavalcante. Nasceu em 17/05/1987 em Chaval(CE). Ambos entraram na Ordem em 2007 para o 1º ano do Postulantado, em Juazeiro do Norte(CE). Em 2008 fizeram o 2º ano do Postulantado em Uruçuí(PI). Em 22/11/2009 concluíram o Noviciado em Lagoa de São Francisco (PI) e professaram os votos temporários. Estudaram filosofia na Faculdade Católica do Cariri, em Crato(CE), e Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza, nesta cidade, concluindo em 2017. Entre os cursos, Frei Arlindo fez seu Tirocínio em Humaitá(AM), realizando serviços missionários na Custódia Capuchinha de Amazonas e Roraima; e Frei Jeymison o realizou em Santo Antônio do Içá(AM), na mesma Custódia. Tendo concluído o Tirocínio, em 08/12/2013 professaram definitivamente na Ordem.

Os três presbíteros são:

Frei Rafael da Silva Oliveira, filho de Maria das Dores Rodrigues da Silva e Luis Afonso de Oliveira. Nasceu em 18/11/1987, em Quixadá(CE); Frei Marcelo Silva Copertino, filho de João Copertino e Josina Silva Copertino, nasceu em 03/10/1985, em Juazeiro do Norte(CE). Ambos entraram na Ordem em 2006, na Fraternidade de Juazeiro do Norte(CE), onde fizeram o 1º ano do  Postulantado; em 2007, na Fraternidade de Uruçuí(PI), fizeram o 2º ano do Postulantado; e, de 28 de novembro de 2007 a 29 de novembro de 2008, fizeram o Noviciado na Fraternidade de Bom Conselho(PE), juntamente com os noviços das Províncias do Nordeste do Brasil e da Bahia e Sergipe, quando então professaram temporariamente na Ordem. Em 2012, fizeram a experiência do Tirocínio na Fraternidade de Jaguaretama(CE) e, em seguida, professaram definitivamente na Ordem em 18/11/2012, nesta mesma Fraternidade. Estudaram Filosofia no ICESPI em Teresina(PI) e Teologia na Faculdade Católica, em Fortaleza(CE). Foram ordenados diáconos em 23/07/2017 no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza(CE) e fizeram o estágio diaconal na Custódia Capuchinha de Amazonas e Roraima, o primeiro em Santo Antônio do Içá(AM) e o segundo em Rorainópolis (RR).

O terceiro ordenado presbítero foi Frei Lázaro Melo de Souza, filho de Damião Gomes de Souza e Adelina Maria de Melo Souza, nascido em Cajazeiras(PB) em 14/09/1983. Realizou o início de sua formação religiosa na comunidade Servos do Sagrado Coração de Jesus, em Campos Sales(CE), quando então cursou o Ensino Médio e o Curso de filosofia na Faculdade Católica do Cariri, em Crato(CE). Em 2009, ingressou na Ordem, vivendo o 1º ano do Postulantado na Fraternidade de Juazeiro do Norte(CE). No ano seguinte, fez o 2º ano do Postulantado na Fraternidade de Uruçuí(PI). Em 2011, realizou o Noviciado na Fraternidade de Lagoa de São Francisco(PI), professando temporariamente na Ordem no dia 20 de novembro. Foi então residir na Fraternidade de Messejana, em Fortaleza(CE), onde cursou Teologia na Faculdade Católica, concluindo em 2015. No ano seguinte, vivenciou a experiência do Tirocínio na Fraternidade de Uruçuí(PI), vindo a professar definitivamente na Ordem em 11/02/2017. Foi ordenado diácono no dia 23 de julho de 2017 por D. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Arcebispo de Teresina (PI). Seu estágio diaconal foi realizado em Plácido de Castro(AC), numa Fraternidade capuchinha assumida pela Província do Rio de Janeiro / Espírito Santo.

Deseja-se que estes jovens frades desejem se imbuir cada dia mais, do Espírito de Deus, que conduz para os lugares, situações e pessoas mais necessitados. Que estejam abertos e dispostos a assumir a missão com amor, ardor e coragem.

Paz e bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Saulo de Sousa (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário