Tamanho do Texto:
A+
A-

Nova fraternidade no Piauí

18/02/2018 - 13h00
Missa de posse marca a nova presença dos frades capuchinhos na diocese de Floriano

A Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, dos Frades Menores Capuchinhos, no dia 18 de fevereiro de 2018, abriu oficialmente uma nova fraternidade, na cidade de Floriano (PI). A Província, através do Ministro Provincial, Frei Santos, e do Conselho Provincial, vinha mantendo contato com D. Edivalter Andrade, bispo diocesano de Floriano, que apresentou o pedido da nova presença capuchinha em outubro de 2017. Foram realizadas duas visitas à sede da diocese para estabelecer diálogo mútuo e para conhecer o local onde a fraternidade se instalaria.

Na tarde do dia 17 de fevereiro, o bispo com representantes da comunidade paroquial, bem como o Pe. Nilfrânio, até então pároco local, os três confrades membros da nova Fraternidade, Frei Santos e Frei Aloísio (do Conselho Provincial), participaram de reunião de apresentação mútua e para conhecerem um pouco da realidade da paróquia, as expectativas e os desafios presentes.

Os três frades que a compõem a fraternidade – Frei Domingos Teixeira Lima, guardião; Frei Francisco Antônio Moreira da Silva, administrador paroquial; e Frei Francisco Jeymison Costa Araújo, em estágio diaconal, receberam as devidas provisões e foram oficialmente empossados pelo bispo numa celebração eucarística na igreja matriz da Paróquia Senhora Sant’Ana, às 10h, presidida por ele e concelebrada por D. Augusto, bispo emérito, Frei Santos (Min. Provincial), Frei Raimundo Matos, Frei Francisco Oliveira e Frei Antônio, OFM. A nova fraternidade administrará a paróquia onde ocorreu a celebração. Outros frades também estavam presentes: Frei Aloísio, Frei Saulo de Sousa e Frei Ariosvaldo Figueiredo. Grande número de fieis também participaram da santa missa e expressaram, além do apoio aos frades e alegria pela presença deles, as expectativas que geram com a chegada à Paróquia.

O apoio da comunidade se manifestou na mobilização que fizeram em poucos dias para preparar a casa que servirá de sede para a Fraternidade. Esta foi cedida por Pe. Ivan, vigário geral da diocese, e arrumada e mobiliada pela comunidade local. Também prepararam um almoço comemorativo da chegada, que foi servido após a missa.

O clima de alegria e expectativa positiva está muito presente. Deseja-se que o Espírito Santo de Deus abençoe e torne frutífero o trabalho evangelizador dos frades naquela Paróquia e ajude a plantar a semente do carisma franciscano-capuchinho.

Paz e bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Saulo de Sousa (Fraternidade Coração de Jesus)

Frei Paulo Ricardo
21 de fevereiro de 2018
Parabens aos confrades da Provincia CE/PI
Deixar um comentário