Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos do Nordeste acolhem 14 novos frades

12/10/2016 - 20h27
Celebração da emissão dos votos aconteceu em Pernambuco

Na manhã de hoje (12), Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, na Igreja Matriz da Sagrada Família na cidade de Bom Conselho – PE, aconteceu a primeira profissão religiosa dos 14 noviços que nesta cidade viveram o Noviciado Capuchinho - considerado o coração da Ordem dos Frades Capuchinhos - em mais uma experiência interprovincial no Convento São Fidélis de Sigmaringa.

À celebração da Profissão Religiosa, integrada na Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida, com os fiéis daquela comunidade cristã, presidiu Frei Francisco Antônio Ferreira de Souza, Ministro Provincial da Província Ceará e Piauí, e contou com a participação dos outros Provinciais: Frei Franklin Alves Edimar Teixeira Diniz, Ministro Provincial da Província do Nordeste do Brasil, Frei Liomar Pereira da Silva, Ministro Provincial da Província Bahia e Sergipe, Frei Roberto Fernandes, Mestre do Noviciado e o pároco Pe. Marcelo Protázio. Estiveram presentes também à celebração padres diocesanos, frades, diáconos, neo-noviços, religiosas, familiares, e numerosa assembléia que lotou a Igreja Matriz.

Professaram votos os seguintes frades:

Frei Adalto Jerônimo, Frei Altenório Lopes, Frei Derik Luiz, Frei Eduardo Janderson, Frei Fabrício Alcântara, Frei Francisco Lima, Frei Gleyson Silva, Frei Marcelo Ismael, Frei Valdecir de Maria, da PROCEPI.

Frei Anderson Sobral, Frei Carlos de Andrade, Frei Maurício Soares, Frei Renato Marques, da PRONEB e

Frei Leandro da Silva, da PORBASE.

Na homilia, foram ressaltados algumas orientações aos neo-professos como o sentido de ser frade que “não é ser melhor que os outros, pois o chamado é fruto da misericórdia de Deus”. O Presidente falou ainda da disponibilidade que é marca característica dos Capuchinhos que são conhecidos por irem aonde ninguém quer ir, mas alertou-nos para o comodismo, pois que “impede a itinerância, desfigurando o ser franciscano”

Foi com muita animação, alegria e louvor a Deus que estes jovens decidiram entregar a sua vida vivendo em pobreza, castidade e obediência segundo a Regra de S. Francisco de Assis e as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fazendo as suas primeiras promessas nas mãos de seus respectivos Provinciais.

O Presidente da CCB, Frei Liomar Pereira, disse em suas palavras de agradecimento: “a Interprovincialidade está aqui, a Ordem está aqui”, pra lembrar-nos da força e potência deste evento, e mais que isso, do frutuoso testemunho de fraternidade que as três Províncias do Ceará, Pernambuco e Bahia vêm vivendo nestas etapas inicias de sua formação.

por: Frei João Carlos Góes

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)

Deixar um comentário