Pernambuco

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA PENHA (1656)

Praça Dom Vital, 169, São José, Recife, PE, 50020-280
Tel.: (81) 3424-8500  
[email protected]

O Convento Nossa Senhora da Penha foi construído em um terreno doado aso capuchinhos em 19 de abril de 1656 pelo casal Belchior Alvares e Joana Bezerra, tornando-se residência para frades franceses e depois italianos que assumiram a então Missão de Pernambuco. Em 1725 tornou-se sede da recém fundada Prefeitura Apostólica, contando com a presença de frades milaneses, napolitanos e luqueses.

O atual prédio do Convento da Penha foi construído em 1950 por Frei Otávio de Terrinca, então Custódio Provincial. Frei Tito de Piegaio teve grande participação na obra de construção do novo edifício. Já foi casa de formação inicial para diversas etapas e, atualmente, é a sede da Cúria Provincial. No seu claustro, encontram-se os restos mortais de vários frades missionários. Agregada ao convento está a majestosa e neoclássica Basílica de Nossa Senhora da Penha.

 

 

CONVENTO SÃO FÉLIX DE CANTALICE (1966)

Rua José Rodrigues, 160, Pina, Recife, PE, 51011-400
Tel.: (81) 3465-8632

Em 06/08/1966, os frades brasileiros apresentaram ao ministro geral, Frei Clementino de Vlissingen, o pedido para construir uma nova casa em Recife-PE. E, aos 13 de outubro do mesmo ano, recebiam o rescrito da sagrada Congregação dos Religiosos, autorizando a ereção canônica da casa. Realizada a construção, a residência foi inaugurada com o nome de “Centro Antoniano de Boa Viagem”, pelo Custódio Geral, Frei Urbano de Sertânia, aos 19 de abril de 1970. 

Construído com a finalidade de sediar a Custódia Geral de Pernambuco e criar condições mais humanas para a população sofrida do bairro do Pina, o Centro Antoniano sediava um posto médico, a distribuição de alimentos da Cáritas Diocesana e uma escola primária. Em convênio com o Estado, quase mil crianças estudavam no Centro. À noite, o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) completava a utilização da área. E, assim, funcionou por quinze anos.

Em 2001, foi construído um novo prédio para a residência dos frades. É a casa de Formação para pós-noviços de Filosofia e Teologia. Há duas capelas agregadas ao convento: uma dedicada a São Félix de Cantalice e a outra a Nossa Senhora das Graças. Nesta última, encontra-se o túmulo do famoso missionário, em processo de canonização, Frei Damião de Bozzano, para onde acorrem milhares de pessoas durante todo o ano. Todos os domingos, o convento torna-se local de romarias advindas dos vários Estados do Nordeste.

 

 

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (1980)

Avenida Herculano Bandeira, 471, Pina, Recife, PE, 51110-131
Tel.: (81) 3467-7943

 

Em 1980, o então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara fez uma apelo aos capuchinhos para que assumissem a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário do bairro do Pina, na capital pernambucana. O assunto foi levado ao Conselho Vice-Provincial e aprovado. E no dia 21 de abril de 1980, a supracitada paróquia era entregue oficialmente aos frades, num ato solene, presidido pelo bispo auxiliar Dom José Lamartine. 

Após assumirem a Paróquia, os frades passaram a residir numa casa próxima à Igreja Matriz, até que tempos depois foi comprada a edificação que se tornou a Casa Paroquial. Ao lado, foi construído um salão, utilizado para os serviços paroquiais e atividades sociais em prol da população local.

 

 

FRATERNIDADE CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS (1954)

Praça Dom Vital, 289, Divinópolis, Caruaru, PE, 55010-333
Tel.: (81) 3721-8652 (Convento) | Fax: (81) 3721-3731 (secretaria paroquial)

 

No ano de 1954, começaram as tentativas para a construção de um convento em Caruaru, agreste pernambucano. Obtida a aprovação do bispo local, Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, os frades, contando com a doação de um terreno por parte do senhor Luiz Bezerra, deram início aos trabalhos. Estavam à frente dos trabalhos os freis: Antônio de Terrinca e Antônio Inocêncio Tavares. Os frades recolhiam esmolas na feira, vendiam os donativos no local da construção e assim adquiriam o pagamento do operariado. Também as missões de frei Damião de Bozzano tornaram-se um manancial permanente para as despesas. Desde 1957, funciona, agregada ao Convento, a Paróquia coração Eucarístico de Jesus. O Convento é, hoje, o lugar dos nossos capítulos provinciais, de assembleias e outros encontros. Ali também há diversos encontros de grupos, pastorais e movimentos da paróquia e da diocese. De 1983 a 2001 a casa funcionou como sede da Província. E, atualmente, é casa de formação para o pós-noviciado de Filosofia.

 

 

CONVENTO SÃO FIDÉLIS DE SIGMARINGA (1902)

Praça Frei Caetano de Messina, s/n, Centro, Bom Conselho, PE, 55330-000
Tel.: (87) 3771-1112

 

No dia 20 de abril de 1902 foi inaugurado o Convento São Fidélis de Sigmaringa, destinado à residência dos frades capuchinhos na cidade de Bom Conselho, na mesorregião do agreste de Pernambuco. No entanto, os capuchinhos já missionavam esta cidade desde os idos de 1850, quando Frei Caetano de Messina ali chegou, organizando o lugarejo e fundando um orfanato para meninas, confiando-o a um grupo de moças, que se tornou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. É célebre a frase do seu fundador, Frei Caetano de Messina: "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade".

Aos 31 de maio de 1948, Frei Agatângelo de Cingoli, juntamente com outros frades, lançou a pedra fundamental da Escola Apostólica dos Missionários Capuchinhos, que funcionou no local entre os anos de 1949 a 1961; aí existiu também o Seminário Menor da então Custódia de Pernambuco. Em 26 de janeiro de 1987, foi canonicamente declarada como Casa de Noviciado.

Em 2002, foi comemorado festiva e solenemente o centenário deste Convento, onde atualmente funciona o postulado II (interprovincial) das circunscrições capuchinhas: N. Sra. da Penha do NE do Brasil, N. Sra. da Piedade da BA e SE e São Francisco das Chagas do CE e PI.

 

 

FRATERNIDADE SÃO SEBASTIÃO (1990)

Rua Fábio Lins, 135, Centro, Ouricuri, PE, 56200-000
Tel.: (87) 3874-1019 (residência) | (87) 3874-1090 (secretaria paroquial)

 

No dia 04 de fevereiro de 1990, os frades assumiram, oficialmente, a Paróquia de São Sebastião, na cidade de Ouricuri, no sertão pernambucano, durante solene concelebração eucarística, presidida pelo bispo de Petrolina, Dom Frei Paulo Cardoso da Silva, OCarm. Os frades assumiram esta paróquia a fim de atender a necessidade pastoral da Igreja local. 

A Fraternidade já acolheu a formação dos postulantes por vários anos. Mas, o trabalho ali é exclusivamente paroquial. Há o projeto de construção do memorial Frei Damião do Araripe, um desejo dos ouricurienses e dos capuchinhos que em alguns anos há se de tornar realidade.