Tamanho do Texto:
A+
A-

Termina o Encontro de Formandos da Província de Minas Gerais

16/07/2015 - 09h46
Formandos falam sobre o EFEI, que acontece anualmente e discute temas formativos, além de fortalecer os laços fraternos

Aconteceu em nossa Fraternidade Santa Terezinha do Menino Jesus, em Patos de Minas, o Encontro de Formandos da Etapa Inicial 2015, entre os dias 05 a 10 de julho, no qual nos encontramos para um momento de convivência e formação. O tema refletido foi: “A Vida Religiosa Consagrada na virada de época: Fraternidade, Espiritualidade e Vida de oração”, assessorado pelo Frei Marcelo Marins. Refletimos a partir da filosofia de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, que compreende a pós-modernidade como modernidade líquida, por conta da fluidez em que vivemos, onde já não há tempo para o outro, não há espaço para experiência da alteridade. Com as novas tecnologias, aproximamos os distantes e distanciamos os próximos, o que propicia a cultura do relativo e do descartável.  


A reflexão nos instigou a um olhar mais amplo acerca de como devemos encarar a modernidade líquida, estando na Vida Religiosa Consagrada, enfrentando o desafio de viver a fraternidade e o cultivo da espiritualidade. Viver com intensidade, fiel às próprias motivações, na intimidade com Deus, no amor fraterno efetivo para com todos, pautando no amor a nossa vida de irmãos menores.


Frei Paulo Braz nos enriqueceu com sua colocação acerca da importância do zelo para com a vida de oração. Citou o exemplo da oração centrante, que é o cultivo do silêncio, a interiorização e o diálogo com Deus a partir da experiência da contemplação. 


O encontro foi esse momento alegre, que possibilitou saudável e harmoniosa convivência e cultivo dos pilares de nossa vida capuchinha: fraternidade, oração, espiritualidade e trabalho. Com o vigor renovado, retornamos às nossas Fraternidades, cheios de esperança e sonhos a serem concretizados em nossa vivência fraterna e em nossos trabalhos pastorais.


Agradecemos à Fraternidade Santa Terezinha pela calorosa e fraterna acolhida. E à Província pela oportunidade e confiança.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)

Deixar um comentário