Tamanho do Texto:
A+
A-

Frades refletem sobre Filosofia Franciscana

15/02/2016 - 10h44
Frades pós-noviços de Minas Gerais participam de estudo inter-franciscano que, todos os anos, se dedica à Escola Filosófica Franciscana

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, aconteceu em Betim, no convento Santa Maria dos Anjos dos Frades Menores, o curso sobre os pensadores franciscanos dos séculos XII e XIII, denominados ‘Escola Franciscana’. O curso teve um caráter introdutório aos seguintes pensadores: Boaventura de Bagnoregio, Roger Bacon, Raimundo Lullo, Duns Scotus e Guilherme de Ockhan.


O estudo acontece anualmente, destinado aos frades franciscanos e pessoas interessadas em aprofundar no pensamento medieval, em perspectiva franciscana. Este ano, pela primeira vez, o evento vem reconhecido como extensão universitária do Instituto Santo Tomás de Aquino/BH.

 

O curso teve assessoria geral do professor Luis Evandro Hinrichsen, (PUC-RS) que há quatro anos vai a Betim para acompanhar esse estudo. Estiveram presentes, além dos Frades Franciscanos, os Frades Capuchinhos Frei Douglas, Frei Glaicon, Frei Jean e Frei Warley, além de leigos, dentre eles o professor de filosofia medieval do Instituto Santo Tomás de Aquino, Geová Nepomuceno.


Para o próximo ano, o curso está previsto para os dias 02 a 05 de março e terá como tema o pensamento de Roger Bacon.
 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)

Deixar um comentário