Tamanho do Texto:
A+
A-

A voz dos alunos do Curso Franciscano de Verão

20/01/2016 - 13h10
Iniciou-se a última semana de aulas do curso que acontece na serra de São Pedro - SP.

O Curso Franciscano de Verão tem nos proporcionado a graça do retorno às fontes do nosso carisma de uma forma linda, fraterna, profunda e envolvente. As experiências partilhadas, os conhecimentos adquiridos, as trocas desses mesmos, fortalecem e nos revigoram a ponto de recarregarmos nossos ânimos no retorno à missão.

 

O alto nível dos professores nos garante o interesse dos organizadores em difundir o carisma nas mais diversas Congregações, Ordens e Institutos Franciscanos espalhados em nosso País. A qualidade do ensino se completa com a abertura, o carinho, a dedicação e a gratuidade apresentados por cada professor.

 

Aqui a partilha vai além da retenção do saber. Aqui aprendemos com as experiências de Francisco a compreender que trilhando em seus caminhos, não estaremos longe de Deus!

 

Aprendemos que é preciso gerar uma nova cultura de vida franciscana; que é preciso levar ao mundo nosso jeito de viver com lucidez, criatividade, paixão, radicalidade, autenticidade, visão de futuro, diálogo fecundo com a pós modernidade.

 

Aprendemos que o nosso carisma está no coração do mundo e que é preciso enamorar, encantar, apaixonar-se por esse carisma… Precisamos sonhar com uma vida franciscana que se converta em grito profético do Absoluto de Deus e que seja fiel às suas inspirações.

 

Que, como Francisco de Assis, saibamos captar a desumanização de nosso tempo e na saída para as periferias abraçarmos novamente o leproso. Aprendemos aqui que o conhecimento se apresenta naquilo que salta aos nossos olhos… E quantas maravilhas têm saltado aos nossos… Reconhecemos aqui neste Curso que estar apaixonado é o que nos faz estar vivos.

 

Diante disso podemos, enfim, dizer que aqui aprendemos a nos reencantar por nosso carisma. Nossa gratidão a Deus e ao idealizador deste nobre Projeto, Frei José Carlos Pedroso, nosso eterno mestre e ao Frei Marcos Roberto, continuador exímio desta obra. Que ele possa, a exemplo de Frei Pedroso, continuar abraçando essa causa de Paz e Bem!

 


 

Ir. Nara Maria Jaime, OSF e Fr. Robson de Aguiar, OFMCap.
(alunos do Curso Franciscano de Verão 2016)

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário