Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Ildo Perondi defendeu a tese de doutorado na PUC do Rio de Janeiro

23/10/2015 - 15h09
Com o tema: A compaixão de Jesus com a mãe viúva de Naim (Lc 7,11-17) - O emprego do verbo “splangxizomai” na perícope e no Evangelho de Lucas.

No dia 17 de setembro, frei lido Perondi defendeu a tese de doutorado na PUC do Rio de Janeiro, com o tema: A compaixão de Jesus com a mãe viúva de Naim (Lc 7,11-17) - O emprego do verbo “splangxizomai” na perícope e no Evangelho de Lucas. Teve como orientador frei Isidoro Mazzarolo, Capuchinho da Província do Rio Grande do Sul. Na banca examinadora estava também nosso frei Vicente Artuso.

De nossa Província, estiveram presentes o Ministro Provincial, frei Cláudio Sergio de Abreu e os freis Rogério Goldoni Silveira e frei Vilson José da Silva, que estão fazendo seu Mestrado também na PUC-RJ.

Foram quase cinco anos de estudos e pesquisas. Tendo em vista que o frei lido optou por continuar ministrando aulas na PUC-PR, Campus de Londrina, viajou quase semanalmente de Londrina ao Rio de Janeiro, sobretudo nos dois primeiros anos para a realização dos créditos.

A pesquisa, com 303 páginas, é um estudo e análise do relato de LC 7,11-17, mais conhecido como a Ressurreição do filho da viúva de Naim, procurando entender o sentimento de compaixão de Jesus ao ver a mãe viúva que estava levando seu único filho para ser sepultado. Este sentimento foi definido por Lucas com o emprego do verbo splcmgxzomai, ser movido de compaixão.

Foram estudados os critérios para o emprego deste verbo na pericope e nas demais ocorrências no Evangelho de Lucas. Para a análise e interpretação de Lc 7,11-17 foram utilizados elementos essenciais do método histórico-crítico. Portanto, foi feita a análise diacrônica do texto e, ao analisar a forma com que Lucas emprega o verbo slangxizomai em seu Evangelho, a análise foi sincrônica, considerandi o texto em sua forma final e revelando o caminho de provocação do leitor que é desenhado pela estrutura de Lc 7,11-17 liogada ao Evangelho como um todo. A pesquisa valorizou os estudos diacrônicos fazendo a interface com os estudos e análises intertextuais.

Os resultados alcançados foram uma melhor compreensão do relato evidenciando que o fato de Jesus ter sido movido de compaixão diante da mãe viúva resultou na solução do problema. Com a sua palavra, Jesus reanimou o jovem morto e o entregou à sua mãe e as multidões reconheceram o episódio como uma visita de Deus ao seu povo. Frei Ildo demonstrou que ao empregar o verbo splangxizomai Lucas o fez de modo consciente e coerente utilizando critérios literários e com seu próprio estilo narrativo, onde o mesmo funciona como turning point, isto é, como ponto de mudança, e serve de modelo para o uso do verbo nas demais passagens do Evangelho, Lc 10,33 e 15,20.

Ao frei Ildo, os parabéns de todos os freis de provincia pelos bons resultados obtidos e pelo seu título de doutor.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Carlos Roberto Gozzi (Fraternidade São José Operário)

Deixar um comentário