Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos do Rio de Janeiro e Espírito Santo Fazem Retiro

14/07/2018 - 11h40
Neste ano de 2018 o pregador do retiro anual dos Frades foi Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Desde a noite desta segunda-feira (09), conduzidos por Dom Angelico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Boumenau, nós frades fomos convidados a entrar nesta "parada dinâmica", como dizia o pregador, referindo-se ao significado do estar em retiro. 
Interpelados de como anda nossa relação/experiência com a Santíssima Trindade, com os irmãos da Ordem e comunidades paroquiais, com nossa própria afetividade e sexualidade... fomos convidados a refletir nossa condição de "homens da esperança", na Igreja, Ordem e mundo.

Na terça-feira (10) aprofundamos a reflexão sobre nossa experiência com a Trindade, buscando perceber como vai a Caridade, condição e reflexo de uma verdadeira vida na dinâmica amorosa, fraterna e solidária na Trindade. Concluímos a terça-feira com a Santa Missa, lembrando os 7 anos de ordenação sacerdotal do frei Edcarlos Hofmann, que presidiu a celebração. Ainda na noite, depois do jantar, tivemos uma bela adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nossa quarta-feira (11) foi marcada pela reflexão de nossa condição de frades sacerdotes, profetas e pastores. Na noite mais uma vez a Santa Missa nos congregou como irmãos menores, tendo como presidente frei Jayr lembrando seus 80 anos celebrados há poucos dias atrás. Fechamos o dia com uma celebração penitencial presidida por dom Angelico.

Na quinta-feira (12) pela manhã nosso pregador falou da Igreja destacando  algumas características próprias: ela é comunidade de comunidades; particular mas em unidade com a Igreja de Roma; é povo de Deus; cristocêntrica; ministerial; carismática; missionária; pobre e profética. Tivemos a Santa Missa ainda pela manhã, celebrada por Dom Angelico. Na parte da tarde tratamos de alguns assuntos da província, fechando assim este nosso frutuoso retiro de 2018.

Colaboração: Frei Adriano Lima, OFMCap.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Geilton José Nunes Gomes (Cúria Provincial)

Deixar um comentário