Tamanho do Texto:
A+
A-

Irmãos concluem o Curso de Teologia e Filosofia em Petrópolis-RJ

17/12/2019 - 17h54
A faternidade do pós noviciado esté em festa com novos Filósofos e Teólogos

Quatro jovens Frades concluíram a formação acadêmica de Teologia (ITF) e Filosofia (UCP) em Petrópolis-RJ.
Os Freis Clero Abrantes e Thiago Lopes concluíram a Filosofia na (UCP) universidade católica de Petrópolis   e Frei Quércio Partique e André Nascimento de Jesus concluíram a teologia no (ITF) Instituto Teológico Franciscano, concluíram a formação acadêmica, depois de passados anos de intensos estudos.
Sobre este período de graça, crescimento espiritual e humano, os freis expressam sua gratidão dizendo: “Finalizar mais uma etapa em nossas vidas é motivo de elevar as mãos para os céus e agradecer ao bom Deus por todas as maravilhas que Ele realizou e continua a realizar em nós. O curso de Teologia que nos foi proporcionado fazer, nos trouxe uma linda experiência de aprofundarmos as nossas raízes em Cristo que é o cerne e o motivo de nosso aprofundamento acadêmico.”  
“Acerca-se do Mistério, dizia um renomado teólogo, ‘não significa apenas silenciar, significa também reconhecer que, por mais que se fale sobre Ele, nunca se dirá o bastante!’ Assim foi a experiência de cursar Teologia. Nunca se dirá tudo sobre ela, porque sua fonte é o Infinito, o Eterno. Esta tarefa de estudá-la começa com o empenho intelectual, mas só se completa no silêncio da contemplação e encarna-se no serviço à missão. É o que buscaremos fazer agora: concretizar o que recebemos.”  
“Cursar filosofia foi, nestes três anos, me mostrou que o filósofo é o pensador que se debruça sobre questões da ética (o bem e o mal), estética (o “belo”), epistemologia (formas e natureza da produção de conhecimento) e da política. .... Disparadamente a maior área de atuação é o ensino de filosofia, tanto no ensino médio como no ensino superior. ” 
O Filósofo é o profissional responsável por estudar a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem.
Um Filósofo procura compreender a realidade do mundo natural e da condição humana, questionando valores, significados e projetos, sejam eles pessoais, sejam sociais.
Está sob as responsabilidades de um Filósofo dedicar-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do Universo, do homem e de fatos e conceitos como pensamento, consciência e razão, estudar as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos, além de desenvolver pesquisas, dá aulas e prestar consultoria em instituições científicas, artísticas e culturais implantando projetos educacionais em escolas e empresas.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Filósofo além da graduação é preciso gostar de leitura, de pesquisa e de escrever, é fundamental também possuir raciocínio abstrato, espírito investigativo, capacidade de análise e interpretação. 
Agradecemos aos formadores e a província Nossa Senhora dos anjos por esta oportunidade de solidificar nossa formação, queremos externar a nossa gratidão a Ordem dos  Frades  Menores Capuchinhos, na pessoa de nosso irmão Provincial, Frei Arles Dias de Jesus e aos outros Provinciais   que nos proporcionou esta experiência.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Anderson Teodoro Aguiar Silva (Fraternidade São Serafim de Montegranaro)

Deixar um comentário