Tamanho do Texto:
A+
A-

No confessionário com Padre Pio

Publicado por Frades Capuchinhos de São Paulo | 21/09/2018 - 17:49

Um dos santos capuchinhos mais conhecidos é Frei Pio de Pietrelcina, um grande confessor. “Padre Pio foi um servo da misericórdia praticando, às vezes ao ponto de exaustão, e em tempo integral, o apostolado da escuta". Por meio da confissão São Pio tornou-se um ‘pai amoroso em acariciar na cura das feridas do pecado e do coração com a paz’. O frei capuchinho "nunca cansava em receber as pessoas e escutá-las, para gastar tempo e esforços para espalhar o perfume do perdão do senhor”. São Pio “continuamente saciava a sede por Jesus crucificado, e assim tornou-se um canal de misericórdia”

Reunimos uma série de anedotas que ocorreram no confessionário com o Padre Pio:


PENITENTE ENXOTADO

Um penitente enxotado pelo Padre Pio, muito bravo, comentou com um frade que assistiu a cena: “Desde que eu tinha doze anos por vergonha escondi alguns pecados durante a confissão. É a primeira vez que disse. Se o Padre Pio não me houvesse xingado, talvez continuaria pecando”.

Aparentemente Padre Pio tratava os fiéis com "aparente dureza", mas na verdade levava o penitente a desempeno espiritual que elevava a alma a Deus, criando no penitente uma força interior para sempre se arrepender e não se afastar de Deus. 

 

CONFIRA A PLAYLIST COMPLETA DE MÚSICAS FRANCISCANAS QUE GRAVAMOS COM O CANAL SANTA MISSA JOVEM, CLIQUE AQUI

ATÉ O FIM DA VIDA

Um homem contou que, ao terminar a confissão dos pecados, Padre Pio lhe pediu que rezasse muito. Respondeu negativamente, porque não tinha tempo e também pouca vontade. “Filhinho, quem reza se salva, quem não reza se perde, quem reza pouco está sempre em perigo”, replicou o santo frade. Por penitência pediu que, por três meses, rezasse 90 Pai-Nossos, Ave-Marias e Glórias todos os dias. Ao término dos três meses, retornando para uma confissão, lhe disse que rezou por quarenta e cinco dias, 45 Pai-nossos, Ave-marias e Glórias todos os dias. Na terceira confissão, orientou que a penitência seja cotidiana, por quinze dias, 15 Pai-nossos, Ave-marias e Glórias. “Agora recitar 15 Pai-nossos, Ave-marias e Glórias todos os dias até o fim da vida”.

 

VOCÊ É UM ENGANADOR

Carlo Campanini, famoso ator dos anos quarenta e cinquenta, foi a Padre Pio pela primeira vez em 1946. Procurava manter uma vida cristã exemplar mas, pouco depois, recaiu nos “velhos hábitos”. Assim decidiu que não iria mais a San Giovanni Rotondo, nem mesmo para saudar os frades. Em 1950 ele e sua família retornaram a religião e fizeram uma consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Campanini aproveitou a ocasião para confessar-se. Tudo isso fez bem a sua alma. Mas sabendo que era muito fraco na fé necessitava de um diretor espiritual e tomou a decisão de retornar a San Giovanni Rotondo para pedir a Padre Pio lhe aceitar como filho espiritual. Ajoelhou-se para confessar e antes de começar a falar o frade estigmatizado lhe disse: “começa desde de 1946, não só da última confissão”. O ator respondeu. “Mas, Frei, já foram confessados e perdoados no mês passado”. “Você é um enganador, um enganador”, replicou o Padre Pio: “tem vergonha de repetir-me os pecados, mas não teve vergonha de ofender a Deus”. Campanini se tornou um dos mais ativos filhos de Padre Pio e foi chamado de “o sacristão de Padre Pio”.


BOCA SUJA

Um pedreiro de Pádua confessou que havia abandonado a Igreja fazia quatro anos porque falava muitos palavrões. Padre Pio lhe perguntou quantas vezes nestes quatro anos ele havia dito. “Mas que pergunta, Padre!”, replicou o penitente. “Não contei…”. “Vai-te!”, ordenou o Padre Pio. “Não me faça perder tempo”. O homem se foi meio desiludido e raivoso. Um tempo depois em Pádua, enquanto trabalhava com um martelo, no lugar de dar no prego foi no dedo e pronunciou só meio palavrão, porque temia a próxima confissão com Padre Pio e ele o perguntasse de novo quantas vezes dissera palavrões.


COMPROMISSO SÉRIO

Padre Pio queria que todos os seus filhos espirituais não perdessem nunca a Missa dominical. Expulsou um penitente porque um domingo, em vez de ir à Missa, viajou para vê-lo. “Sai daqui! O domingo, está antes de qualquer coisa, e tem a Santa Missa”. Aquele homem nunca mais faltou a Missa dominical, e mais: sempre que podia participava também nos dias da semana.


Existem muitas histórias engraçadas e de cunho moral sobre o confessionário de Padre Pio... o santo capuchinho, pelo sacramento da Penitência, provou que a Misericórdia tem valor somente se está unida à Justiça. A verdade sem a caridade é formalismo. A caridade sem a verdade é sentimentalismo.

E você, que tal se confessar hoje?

Sobre o autor
Frades Capuchinhos de São Paulo

“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu devia fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho” (Testamento de São Francisco de Assis, 14).