Tamanho do Texto:
A+
A-

A alegria de Francisco e de todo franciscano

Publicado por Frei Adriano Borges de Lima | 03/09/2018 - 11:20

A ALEGRIA DE FRANCISCO E DE TODO FRANCISCANO

            São Francisco já no final de sua vida e olhando para toda sua trajetória, deixou no seu Testamento um indicativo da fonte da alegria que nunca o deixou esmorecer, mesmo nos momentos mais difíceis de sua caminhada. Neste tão importante escrito deixou claro que foi o Senhor quem lhe concedeu, conduziu e revelou tudo que lhe era necessário ser e viver. O Senhor o concedeu fazer penitência, fé nas igrejas e seus sacerdotes, concedeu os próprios irmãos. Foi o Senhor que o conduziu entre os pobres mais pobres, os leprosos de seu tempo. O Senhor o revelou como se portar, sendo um arauto da paz e do bem. O Senhor o concedeu, conduziu e revelou!

            A fonte da alegria de Francisco não estaria neste reconhecimento da presença do Senhor em sua vida? E haverá outra alegria maior ao ser humano do que saber que o Deus que o ama está lhe concedendo, conduzindo e revendo tudo, e em cada passo e realizações de sua caminhada?

            Francisco experimentou a alegria que não passa, mesmo entre algumas incompreensões dos irmãos, pois entendeu que foi o Senhor que os concedeu a ele. E o Senhor é maior que as incompreensões. Viveu uma alegria que não passa, embora as intempéries próprias das duras penitências, pois foi assim que o Senhor o trouxe para Si. E Ele é maior que as intempéries da vida. Acreditou numa alegria que não passa, embora muitas vezes sofrendo com as atitudes indignas de alguns de dentro da própria igreja, pois a fé nestes provinha do próprio Senhor. E o Senhor é maior que as atitudes indignas.

            A alegria de Francisco e de todo franciscano nasce do coração que é capaz de ser agradecido ao Senhor por todas as coisas e situações. A gratidão gera a alegria, e a alegria nutre a profunda gratidão.

Por Adriano Borges de Lima, OFMCap.

Sobre o autor
Frei Adriano Borges de Lima

Frade Capuchinho, Capixaba, da cidade de Viana - ES. Frei Adriano pertence a Província Nossa Senhora dos Anjos, Rio de janeiro e Espírito Santo. É graduado em filosofia e atualmente estuda teologia no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis - RJ, reside na fraternidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro Quitandinha, Petrópolis - RJ.