Tamanho do Texto:
A+
A-

Campanha "Abrace a São Benedito" é lançada em Teresina - PI

02/05/2019 - 21h09
A ação visa arrecadar recursos para reforma da centenária igreja.

No último dia 25 de abril, no adro da Igreja São Benedito, em Teresina - Piauí, ocorreu o lançamento da campanha "Abrace a São Benedito", que visa arrecadar recursos para a reforma da centenária igreja, localizada no coração da capital piauiense. 

O evento, promovido pela Arquidiocese de Teresina e os Frades Capuchinhos, contou com a participação de diversas autoridades locais, além de vários paroquianos e fiéis do famoso templo teresinense.

Em setembro de 2016, um pináculo, estrutura decorativa nas torres da igreja, se desprendeu e destruiu parte do telhado, forro e vários bancos que estavam no interior do templo. Desde então a Arquidiocese e os Frades Capuchinhos iniciaram os processos legais perante o IPHAN, quem em março desse ano autorizou a reforma.

O período previsto da obra é de seis meses com um valor estimado em R$ 1 000 000 (um milhão). Para que os sacramentos sejam novamente dispensados na igreja será necessário a conclusão da obra estrutural, que compreende: torre (com o reforço da base dos pináculos), restauração das portas, refrigeração, iluminação, teto, forro e pintura externa e interna do templo.

Segundo o pároco, Frei Francisco das Chagas, o dia previsto para abertura do templo é na festa do seráfico pai são Francisco, 04 de outubro, uma das maiores festas de Teresina.

De maneira geral as forma de colaborar com a campanha é através:

1) “Vakinha Virtual”; doação online de qualquer lugar do mundo, com valor mínimo de vinte e cinco a dez mil reais. Segue o link:  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/525130

2) Transações bancárias: Para doações via transferência bancária ou depósito, a Arquidiocese dispõe a conta via Banco do Brasil: Ag 3219-0, operação: 003, Conta Corrente: 9802-7.

Além de carnês, venda de blusas, caixinha e doações na secretária da paróquia.

  


Dados históricos da Igreja São Benedito:

Em área central de Teresina, localizada entre as praças da Liberdade e de São Benedito, encontra-se a Igreja São Benedito, o terceiro templo católico construído na capital piauiense.

Os negros católicos de Teresina criaram uma Irmandade dedicada a São Benedito. As reuniões se davam na Matriz de Nossa Senhora do Amparo e os escravos tinham um profundo desejo de construir uma igreja para o padroeiro. Somente em 1865 conseguem aprovação para o funcionamento da Irmandade, bem como para a construção do Templo. As obras iniciam aos 13 de junho de 1874 quando a pedra fundamental fora abençoada, tendo como construtor o missionário capuchinho italiano, Frei Seráfim de Catânia que residia em Recife, onde exercia a função de Prefeito da Missão dos Capuchinhos.

O local escolhido, denominado “Alto da Jurubeba”, já era lugar de devoção da gente humilde. O templo fora construído em mutirão. Todo o material de construção empregado, no seu princípio, doado pelo governo da época e pela comunidade que também o transportou para o canteiro de obras.

No início de 1886, frei Serafim chegou à conclusão de que o templo podia ser inaugurado, mesmo sem os acabamentos decorativos. Seguiu para São Luiz do Maranhão com o objetivo de convidar o bispo diocesano, D. Antonio Cândido de Alvarenga, para a celebrar a consagração do templo. O dia escolhido para a festa foi o 3 de junho, dedicado, no calendário litúrgico, à Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Após 31 anos de sua inauguração a igreja São Bendito se tornou matriz de uma nova paróquia, ato que se deu aos 23 de dezembro de 1917 com a assinatura do primeiro bispo do Piauí, Dom Otaviano. Os Frades Capuchinhos assumem em 1939, a pedido de Dom Severino, primeiro arcebispo de Teresina, a paróquia São Benedito, a qual permanecem com esta missão até os dias atuais!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade São Benedito)

Deixar um comentário