Tamanho do Texto:
A+
A-

Páscoa de Frei Thiago Santiago

25/06/2017 - 21h34
Aos 95 anos, falece o irmão mais idoso da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais

Faleceu no começo da noite desse domingo (25/06), no Convento Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, nosso irmão Frei Thiago Santiago, aos 95 anos. 

Velório (26/06):
Local: Igreja da Pompeia: rua Iara, 171 - Pompeia - Belo Horizonte
Horário: de 06h às 16h
Missa: 15h
Sepultamento: Cemitério da Saudade, às 17h30min.


Filho de Theophilo Santiago e de Francisca Prisca de Assis Santiago, nasceu em São Domingos do Prata (MG), a 01 de maio de 1922. Já ordenado presbítero para a Arquidiocese de Mariana, aos 12 de dezembro de 1953, em Viçosa (MG), ingressou na Ordem em maio de 1958. Fez o Noviciado em Conceição do Mato Dentro (MG) e professou os votos religiosos aos 06 de agosto de 1959. Na capela do Seminário Seráfico Santo Antônio, em Ouro Fino (MG), emitiu a profissão perpétua, aos 04 de outubro de 1962. Entre 1964 e 1966, esteve em Roma para os estudos de pós-graduação em Teologia Pastoral, na Universidade São João de Latrão.

Com exceção dos anos que passou em sua terra natal, cuidando dos pais já muito idosos, Frei Thiago sempre residiu no Convento Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte. Ali exerceu os ofícios de cooperador pastoral, pároco, guardião, diretor do Colégio São Francisco de Assis, secretário provincial, arquivista provincial, curador do museu provincial, assistente da Ordem Franciscana Secular em nível local e regional.

Tinha um zelo singular pela história dos capuchinhos em Minas Gerais. Organizou o Arquivo Provincial e o Museu Provincial. A partir da compilação e da análise documental, escreveu diversas obras: “Os Capuchinhos em Minas Gerais: subsídios para a história” (1997); “PROCAMIG: elenco biográfico 1936-2000” (2000); “Pompeia de Belo Horizonte: subsídios históricos” (2007); “Hagiografia Franciscana” (2009). Com a mesma paixão pela história, publicou dois volumes sobre a memória de sua família.

Durante muitos anos, de segunda a domingo, presidiu a missa matutina na Igreja da Pompeia. Por cuidado pastoral, publicou duas compilações de cantos religiosos e músicas populares: “Cantemos de Coração nossas Celebrações” (2008) e “Quem Canta Encanta: cancioneiro popular” (2012).

Nos últimos anos, amparado pelos irmãos e com entusiasmo, Frei Thiago não abandonou seus trabalhos. Sem condições físicas de manusear os documentos com a mesma destreza com que sempre o fizera, permanecia no Arquivo Provincial e mantinha em dia as anotações oficiais. Por decisão própria, deixou de presidir a eucaristia, mas concelebrava diariamente, como presença silenciosa e perseverante. Nonagenário, descobriu nas redes sociais uma janela eficaz para comunicação com os paroquianos, com seus conterrâneos e com seus familiares, ajuntando e disponibilizando um grande volume de notícias, reflexões e publicações artísticas.

Frei Thiago faleceu no começo da noite de um domingo, 25 de junho de 2017. Passou o dia bem e contente. Como não apareceu para jantar com os irmãos, conforme fazia regularmente, foi procurado e encontrado já sem vida. Ladeado pelos frades, pelos familiares e pelos amigos, além dos fiéis que tão bem o queriam, após a missa vespertina, Frei Thiago foi sepultado no jazigo dos capuchinhos, no Cemitério da Saudade, em Belo Horizonte.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)

Deixar um comentário