Tamanho do Texto:
A+
A-

Palavra de Frei Sebastião Lázaro no Capítulo de Messina

11/04/2016 - 08h46
Confira, em português, a mensagem do Ministro Provincial de Minas Gerais dirigida aos frades capitulares da "Província Mãe"

Um sonho que, de Deus, tornou-se dos homens


Deus tem sempre os seus meios para se mostrar ao mundo. Há quase mil anos, em Francisco de Assis, mais uma vez, Deus se mostrou na simplicidade, na bondade e na misericórdia, como já havia se mostrado em outros tempos e, de modo pleno, em Jesus Cristo.

 

Como a Moisés, Deus entregou ao Pobre de Assis a responsabilidade, feita através de um convite, de conduzir o mundo na direção da Terra Prometida. Agora não mais para um lugar, mas para uma nova realidade definida como Fraternidade. O jeito que Francisco de Assis passou a viver encantou os corações e esse sonho, que num primeiro momento foi entregue a ele, foi partilhado. E muitos, em tempos diferentes, começaram também a sonhar o sonho de Deus.


Assim aconteceu conosco. Hoje estamos celebrando 80 anos de presença capuchinha em Minas Gerais. Outra coisa não quiseram os frades que, no dia 7 de setembro de 1935, saíram de Messina em direção às montanhas de Minas. Traziam em seus corações esse sonho, esse jeito franciscano de seguir a Jesus Cristo.
No dia 6 de fevereiro de 1936, 7 frades entraram em Minas e, no dia 8, chegaram por primeiro à cidade de Carmo do Paranaíba. Ao longo desses 80 anos, foram 55 os frades vindos de Messina para esse projeto missionário. Sem saber a língua e os costumes, eles conseguiram entregar a muitos de nós este sonho, e com  o nosso jeito silencioso e tímido, o  recebemos como uma manifestação de confiança e um presente de Deus.


Muitas coisas a partir daí aconteceram, muitas cidades nos receberam e, no colo das montanhas, como que no colo de uma mãe, isso que era ainda sonho se tornou realidade. Juntando-se à história de Minas e de nosso povo, os frades se fizeram presentes em muitos lugares, trabalhando em paróquias, colégios e obras sociais. Hoje estamos em Belo Horizonte, Uberlândia, Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Poços de Caldas, Governador Valadares e Salto da Divisa. Em todas essas cidades temos paróquias com um grande número de fiéis, além de um colégio e unidades de ação social, lugares onde o povo  experimentou, com os frades missionários, a força da espiritualidade franciscano-capuchinha e sem esquecê-los  continua a caminhada hoje conosco.
Celebrar 80 anos de presença capuchinha em Minas é um convite a olharmos para o passado e percebermos o que os frades fizeram, o que somos, o que temos  e vislumbrar como iremos levar adiante esta obra iniciada por essa Província de Messina e que agora está sob a nossa responsabilidade. A nossa Província tem hoje 41 frades de profissão definitiva; 13 frades de profissão temporária cursando filosofia, teologia e música; 1 noviço; 2 postulantes e 6 jovens que entrarão no postulantado neste ano de 2016. Mantemos contato com 34 jovens que estão na fase de acompanhamento vocacional que, se tornando um dia frades, levarão adiante esta obra missionária, iniciada há 80 anos, onde tantos frades já trabalharam doando suas vidas. 


Sabemos que para manter viva a chama desse sonho de Deus, vivido por Francisco e  os missionários, nós nos dias de hoje, temos que nos diferenciar no jeito de seguir a Jesus Cristo. A fraternidade continua a ser a melhor maneira de apresentar o nosso carisma e a nossa espiritualidade. O jeito de viver, de acolher, de cuidar, de tratar o outro, os trabalhos comunitários e a bondade externada continuam a ser, como no tempo de Francisco de Assis, a melhor maneira que Deus tem para se mostrar ao mundo.


Que todos nós, no hoje e no agora, como o Pobre de Assis e tantos outros, nos deixemos consumir. Como a vela que se consome, possamos iluminar nossas comunidades com a alegria e a leveza, tendo dentro de nós a certeza de que estamos sendo instrumentos de Deus e que estamos participando da construção de seu Reino. Que possamos renovar a nossa disposição de viver, na família capuchinha, a alegria de um Deus que caminha conosco e está no meio de nós. 


Estar aqui neste momento importante desta Província, participando do Capítulo Provincial, quer ser um sinal de nossa comunhão e do carinho que temos externado uns pelos outros. Assim como tem acontecido nos últimos anos, com a presença dos frades de Messina em nossos Capítulos. Somos irmãos. Queremos neste momento fazer o convite para que estejam conosco em nosso Capítulo Provincial, que acontecerá nos dias 25 a 29 de julho em nossa fraternidade de Belo horizonte. Nessa ocasião, estaremos celebrando os 80 anos da chegada dos primeiros frades em Minas.
Queremos também reforçar o nosso desejo de uma maior comunhão entre as duas províncias com intercâmbio de frades que, em algum momento, possam estar presentes reforçando nossos laços fraternos. Assim como acontece nesse momento com Frei Carlos Fabiano, que quis celebrar suas bodas de ouro e parte do ano sabático aqui, na Província Mãe.


Agradecemos pelo vosso acolhimento e cuidado para conosco neste momento e para com nossa Província.
Que o mesmo Espírito que impulsionou e conduziu Francisco de Assis e os missionários possa nos conduzir neste e em todos os momentos de nossa vida.


Meu abraço fraterno.
Frei Sebastião Lázaro de Oliveira
Ministro Provincial de Minas Gerais

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)

Deixar um comentário