Tamanho do Texto:
A+
A-

Nossa vocação é uma história de amor

22/07/2019 - 18h50
frei Roberto Genuin celebrou Missa de abertura do XIV Capitulo

Na última segunda-feira, dia 22 de julho, os frades franciscanos capuchinhos de Minas Gerais se reuniram para dar início ao XIV Capítulo Provincial. Na ocasião o Ministro Geral, frei Roberto Genuin, presidiu a Eucaristia de abertura e deixou uma mensagem aos frades no decorrer da homilia. Na íntegra, está abaixo as suas palavras onde diz:

Antes de tudo, peço desculpas pelos erros que irei cometer em língua portuguesa. Um pouco de paciência peço de vocês. 
“Encontrei Aquele que o meu coração ama!” [cf. 1ª leitura]. Para esta missa de abertura do Capítulo Provincial, escolhi manter as leituras da festa de hoje [22 de julho, Santa Maria Madalena]. O motivo é porque as leituras da festa de hoje nos falam de uma história de amor. A nossa história com Deus é uma história de amor. A nossa vocação é uma história de amor. A nossa é a história de Deus que nos toca com o seu amor, e é a história de como, um dia, correspondemos a Ele. E de como queremos fortalece-lo novamente hoje. 
Nas Fontes Franciscanas se diz que os frades reuniram-se em capítulo para dizer uns aos outros o quanto o Espírito havia trabalhado neles, enquanto estavam fora, e para alegrarem-se juntos por isso. Durante este Capítulo, o Espírito nos ajudará a contar como Ele trabalhou em nós e em nossas Fraternidades, para nos fazer conhecer mais intimamente Aquele que nosso coração ama. Que o Espírito nos ajude a nos repetir uns para os outros o modo como o encontro com Aquele a quem nosso coração ama enche a nossa vida de alegria. 
“A minha alma tem sede de vós, Senhor meu Deus” [cf. salmo responsorial]. Quanta sede de Deus nos corações dos homens! Quanta sede de Deus em nossos corações! Um dia, encontramos o Senhor que nos ama e compreendemos intimamente que só Ele é capaz de satisfazer nossa sede de vida. Claro, tenho certeza: cada um de nós tem a experiência de que a sede retorna, constantemente. Mas sabemos também que essa sede só encontrará alívio se voltarmos a Deus, nosso amor. O Capítulo é uma oportunidade formidável para retornar, com decisão sincera, à fonte que sacia a sede de Deus e nos faz estar bem! O Capítulo é um momento importante, em que todos os frades e a Província escolhem, novamente e com determinação, alimentar a sede de Deus, para encontrar a única fonte verdadeira que sacia a sede: nosso Senhor Jesus Cristo. 
“Mulher, porque choras? A quem procuras? Disse-lhe Jesus: Maria!” [cf. evangelho]. O Senhor conhece o coração humano; o Senhor conhece cada um de nós; o Senhor nos conhece mais do que nós mesmos. O Senhor conhece nossas qualidades e nossos defeitos, mas sabe e quer nos chamar pelo nome. Ele nos chama pelo nosso nome. Você foi chamado por Deus pelo nome e, agora, Ele repete seu chamado para você, para cada um, e para todos: ‘Paulo, Pedro, José, Francisco ..., Maria!’. Isso significa que, aqui no Capítulo, cada um de nós está no lugar justo, certo, porque cada um é chamado pelo próprio nome de Deus. Um chamado por nome que não vem de nenhum jardineiro, mas do próprio Jesus. Um chamado que faz explodir a necessidade e a força do anúncio: ‘não chores!’. Ao contrário: “vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Vi o Senhor”. Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor! Vi o Senhor!”.

Que o Capítulo planeje os passos futuros da Província de Minas e todos os seus frades, para que possam dizer ao mundo: “Vimos o Senhor!”.

 

Saiba mais sobre o Capítulo Provincial clicando aqui.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário