Tamanho do Texto:
A+
A-

Celebração Eucarística marca um ano da páscoa de Fr. José Carlos Corrêa Pedroso

13/01/2016 - 15h05
Em celebração eucarística na cidade de São Pedro - SP, relembramos a vida do especialista no Franciscanismo

Em 9 de Janeiro de 2015 partia para a sua páscoa definitiva Frei José Carlos Corrêa Pedroso. Ao longo de sua vida religiosa, tornou-se não só um grande conhecedor da história Franciscana mas também especialista na obra Clariana. 

 

Aconteceu na Capela do Seminário Santo Antônio do Alto da Serra em São Pedro –SP a celebração eucarística em memória de um ano de seu falecimento. Fizeram-se presentes religiosos de diversas ordens Franciscanas, amigos, e familiares da Equipe de Nossa Senhora, na qual Frei Pedroso foi conselheiro espiritual.

 

Em um clima de saudade e admiração por suas obras, durante toda a celebração surgiram boas lembranças de Frei Pedroso.

 

 “Uma ausência que jamais deixará de ser presença”. 

 

Na homilia (vídeo no final da página), pregada por Fr. Vitório Mazzuco OFM, amigo pessoal e que trabalhou muitos anos com o frade,  foi relembrado os grandes feitos de sua vida. O pioneirismo na tradução das Fontes Franciscanas e Clarianas, a popularização de um conteúdo extremamente útil e necessário, que era até então inacessível. “Ele nos fez amar a Cristo, assim como também ensinou aos casais a mística de Deus. Fez lugar o não lugar. Ele concretizou para nós a utopia Franciscana. Celebramos um ano de sua páscoa, mas uma coisa é certa: a grandeza do seu amor vai sendo eternizada no tempo“, afirmou Fr.Vitório.


Logo após a nostálgica homilia, aconteceu, a convite de Frei Carlos Silva, nosso Ministro Provincial que presidiu a celebração, a interpretação da canção “Em prol da Vida”, de Pe. Zezinho, SCJ, pela Ir. Edir de Freitas, OSF (vídeo).

 

Após a celebração da eucaristia, Frei Carlos Silva comentou sobre alguns momentos vividos com Frei José Carlos Corrêa Pedroso. “Esse homem não desperdiçou um momento. Eu lembro que a última visita antes de sua morte dei a unção para ele, e pensava naquela hora dar a unção dos Moribundos (extrema unção). Mas de repente comecei a rezar e ele começou a orar junto, então eu falei: deixa-me mudar a oração aqui, vamos pedir a saúde porque esse homem está lutando.” 

 

A leveza e o senso de humor de Fr. Pedroso sempre será lembrada como característica predominante em sua vida. Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, resgatou fatos dos últimos instantes da vida de Fr. Pedroso. “Frei Maurício dos Anjos bateu na porta do meu quarto e falou: o Fr. José Carlos pediu a unção. E eu respondi: vai você, você que é o Padre. Emocionados e nervosos nós fomos. Ao chegar no quarto, Frei Pedroso nos viu, e disse, especialmente ao Fr. Maurício: você não sabe fazer e trouxe um coroinha?”. 
A celebração encerrou com a música “Tocando em Frente”, de Almir Sater.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique ()

Deixar um comentário