Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos Mineiros da etapa inicial realizaram encontro em Juatuba

20/07/2018 - 10h11
O Encontro de Formandos reuniu 15 irmãos em Juatuba/MG

Nós capuchinhos da etapa inicial  nos reunimos durante os dias 06 e 13 de julho para o Encontro de Formandos da Etapa Inicial. O encontro é um momento propício de partilha, reflexão, espiritualidade e confraternização. Os Capuchinhos da etapa inicial são os irmãos que ainda não fizeram os votos definitivos. Ou seja, aqueles irmãos que ainda não professaram que desejam ser freis por toda a vida ou que ainda estão em processo de conhecimento da nossa forma de viver.

No decorrer do caminhar de um Frade Menor Capuchinho são vivenciadas várias etapas de vida. As etapas são divididas em 4 partes. São elas: Postulado, Noviciado, Pós-Noviciado e Formação Permanente. As três primeiras são chamadas de formação inicial.

Na formação inicial nós irmãos, entre tantas coisas, realizamos um encontro anual para partilhar nossas experiências de vida, confraternizarmos e refletirmos sobre algum tema pertinente à nossa vida de menores. Esse encontro é chamado de Encontro de Formandos da Etapa Inicial (EFEI).

Nesse ano, o encontro aconteceu na cidade de Juatuba. Cidade onde nós, Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais, abrimos uma casa em fevereiro de 2018, assumindo o ministério pastoral na Paróquia de São Sebastião. Nessa mesma Paróquia foi realizada a celebração de abertura do EFEI 2018. No primeiro dia, sexta-feira, houve momentos de partilha e recordações dos diversos fatos que marcaram a história dos encontros anteriores. Os diversos irmãos, que se faziam presentes, partilharam seus anseios e as peculiaridades vividas nas respectivas etapas formativas que se encontram.

O sábado e o domingo foram dedicados a vivência de um dos aspectos fortes da nossa vida de Capuchinhos: a missão. Passamos por seis comunidades da Paróquia de São Sebastião para ter um contato mais próximo com o povo. Saímos pelas ruas dos Bairros Canaã, São Jerônimo, Satélite, Cidade Nova I, Veredas, Castelo Branco e Samambaia. Locais onde os irmãos foram muito bem acolhidos pela comunidade local e puderam perceber que em muitos desses bairros ainda falta o mínimo necessário para que as pessoas tenham vida digna.

Em alguns dos bairros não há calçamento, não há esgoto tratado, sequer foi encontrado uma creche para acolher as diversas crianças do local. Além disso, o transporte público nem sempre atende essas localidades, dificultando a subsistência. O caso mais sério foi presenciado nos bairros Veredas e Castelo Branco. Sobre essas dificuldades encontradas, os freis que estiveram presentes nessas localidades prepararam um relatório que será entregue aos Freis da Paróquia de São Sebastião para depois, se necessário, encaminhar ao serviço público.

Dando continuidade aos trabalhos do encontro, houve na segunda-feira um momento de formação e partilha com Marco Antonio Torres, amigo de nossa província que esteve em formação conosco por muitos anos. Marco Antonio é doutor em Psicologia pela UFMG. No encontro ele trabalhou conosco sobre algumas questões humanas na perspectiva Franciscana.

Todo o decorrer do encontro foi envolto de diversos diálogos, partilhas de vida, orações, confraternizações, mostra cultural, gincanas etc. Enfim, vivemos intensamente a fraternidade que nos faz ser cada vez mais convicto da nossa vocação de menores.

Sendo assim, fica aqui a nossa gratidão por tudo o que foi vivido nos sete dias de encontro. Agradecemos com muito carinho os irmãos que colaboraram para que esse momento fosse intenso e bem vivido. A Fraternidade de Juatuba cumprimenta e agradece os capuchinhos da etapa inicial, sendo eles: Erick Juan, Guilherme Henrique, João Paulo, Fernando, Renato, frei Jairton, frei Jean, frei Glaicon, frei Marco Túlio, frei Thiago Emanuel, frei Thiago Colares, frei Plínio, frei Davy e frei Douglas. Paz e Bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário