Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos celebram 50 anos de presença em Governador Valadares

16/05/2017 - 11h56
Desde 1967, os Capuchinhos vêm atuando na espiritualidade e formação dos fiéis da Paróquia Santa Rita

A Fraternidade Santa Rita está celebrando o Jubileu de Ouro da Paróquia e da presença dos frades em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Os frades chegaram em Governador Valadares em 1967. Primeiramente chegou Frei Odorico Virga, numa área afastada da região cenral e desprovida das condições mínimas de saneamento básico.  Foi erguida ali uma paróquia e a Fraternidade. “Juntamente com Frei Odorico, Frei Cristóvão, trabalhou intensamente para a melhoria da paróquia e do bairro, sem descuidar do atendimento da extensa região rural, com quase duas dezenas de capelas” ¹.

A presença e missão dos franciscanos Capuchinhos começou e permanece onde hoje é o Bairro Santa Rita, o maior bairro da cidade, que teve sua expansão e melhorias, entre as décadas de 70 - 90, com o auxílio dos frades. Os freis colaboraram com calçamento de ruas, fundação das Obras Sociais com diversos cursos, que foi um dos maiores projetos para desenvolvimento e formação da população "Santa Ritense". Também uma escolinha infantil e esportiva, além de grande colaboração em alguns distritos da cidade como, por exemplo, Penha do Cassiano, Jerusalém, Santo Antônio do Porto, Santo Antônio do Pontal, São Geraldo da Piedade, Baguari, Nova Floresta (Paca), Ilha Brava, entre tantos outros.

Os fiéis da Paróquia Santa Rita de Cássia, com tamanho esmero e fé, difundiram a devoção a Santa das Causas Impossíveis, resultando numa presença intensa e constante de fieis que todos os anos participam das festividades e celebrações. Essa mobilização concedeu à Paróquia o título de Santuário Diocesano, aumentando ainda mais o fervor dos fiéis para a prática da espiritualidade e caridade.

Muitos frades passaram pela Fraternidade de Governador Valadares. Atualmente, residem na Fraternidade: Frei Adilson Gonçalves, Frei Fabrício Ferreira, Frei Antônio Caixeta, Frei Jean Gregory e Frei João Guido. A presença dos Frades suscitou diversas vocações no Vale do Rio Doce, alguns passaram por nós e deixaram grande ensinamento de fraternidade e dedicação com os mais pequeninos. Atualmente nossa província tem 8 frades provenientes do Vale do Rio Doce, sendo eles: Frei Esdras Alexandro (Gov. Valadares), Frei Ismail Lisboa (Virginópolis), Frei João Júnior. (Caratinga), Frei Plínio Lukian (Santa Efigênia de Minas), Frei Douglas Leandro (Gov. Valadares), Frei Warley Oliveira (Coroaci), Frei Abdias Júnior (Gov. Valadares), Frei Jairton Andrade (Ipatinga).

As comemorações do Jubileu de Ouro da Paróquia e dos 50 anos de presença dos Franciscanos Capuchinhos em Governador Valadares tiveram início no dia 29 de abril, com a abertura das Barraquinhas e ,no dia 11 de maio, houve a abertura da novena de Santa Rita, em missa presidida por Dom Félix, Bispo Diocesano de Governador Valadares. Na programação da novena, temos a Coroa de Santa Rita todos os dias, às 19h, e a Celebração Eucarística, às 19h30, com exceção no domingo, quando a Coroa acontece às 18h30 e a Celebração às 19h. A programação para o dia da Festa de Santa Rita segue abaixo:

22 de maio, Segunda-feira

03h Caminhada dos Romeiros – Saída de Baguari

04h Caminhada dos Romeiros – Saída da Praça Serra Lima e Bairro Vera Cruz

06h Celebração Eucarística e acolhida dos Romeiros e Devotos de Santa Rita

10h Celebração Eucarística das Rosas

12h Súplica a Santa Rita

15h Celebração Eucarística da Saúde

18h Celebração Solene e Procissão de Santa Rita pelas Ruas: Washington Luiz, Resplendor, Epitácio Pessoa, Divinópolis e Washington Luiz.

____________________________

¹ SANTIAGO, Frei Thiago. Os Capuchinhos em Minas: subsídios históricos.

_____________________________

Imagens: Thiago Januth

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário