Tamanho do Texto:
A+
A-

Boletim Informativo

23/07/2019 - 20h12
XIV Capítulo Provincial

Os franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais estão reunidos no Convento da Pompeia, em Belo Horizonte, para a realização do XIV Capítulo Provincial. As atividades seguem até o dia 26 de julho. O tema do Capítulo Provincial desse ano é "Vida fraterna: fermento de comunhão" (CC88,4).

O propósito de um capítulo é que os frades elejam novos líderes e reflitam sobre a integridade de sua vida de oração, fraternidade, pobreza e serviço aos pobres. O Capítulo provincial é a primeira autoridade da Província, pois nele está representado todos os frades. O atual Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais é o frei Sebastião Lázaro de Oliveira, eleito pela primeira vez em 2013 e reeleito em 2016. Frei Sebastião encerra suas atividades a frente do Governo da Província no próximo dia 25 de julho quando os frades mineiros irão eleger seus novos líderes.
São eleitos nesse capítulo um frade para a função de Ministro Provincial e mais quatro irmãos para a composição do conselho. Os frades eleitos exercem seus ofícios por 3 anos. 

Primeiro dia do Capítulo - 22/07

As atividades capitulares tiveram início às 15h com um momento de mística no Claustro do Convento. Em seguida os frades se dirigiram em procissão para a Sala Magna, local de realização do Capítulo. Houve uma Missa Votiva do Espírito Santo, momento oportuno onde os frades fizeram suas preces para o bom êxito do Capítulo. Durante a noite os irmãos se reuniram para ouvir os cumprimentos e motivações do frei Luigi Scoglio, representando a Província Italiana dos Capuchinhos de Messina. A Província de Messina foi a responsável pelos primeiros trabalhos missionários dos capuchinhos nas terras de Minas Gerais. Diversos frades dessa província doaram sua vida nas terras das Gerais com trabalhos sociais e na vida de oração com o povo simples a partir da espiritualidade franciscana. Ainda hoje mantemos um laço de fraternidade intenso com nossos irmãos de Messina.
Clique aqui e veja as fotos desse dia.


Segundo dia do Capítulo - 23/07

No segundo dia do Capítulo Provincial os frades fizeram uma peregrinação até a Serra da Piedade, localizada na cidade de Caeté-MG. Durante a manhã realizaram um retiro espiritual sob a orientação do Padre Marcelo Carlos da Silva, Superior Provincial dos Sacramentinos. A reflexão perpassou pelo tema do capítulo que é a "VIDA FRATERNA: FERMENTO DE COMUNHÃO".
A Serra da Piedade é para a Província de Minas Gerais um local de intensa espiritualidade e afeto, pois a Padroeira de nossa Província é Nossa Senhora da Piedade e sob sua intercessão vivenciamos todo o momento de oração e reflexão que foi proposto aos frades.
No período vespertino os frades se reuniram na Basílica da Piedade, no alto da Serra, para a celebração eucarística. Foi um momento oportuno para, mais uma vez, elevarmos nossas preces e confiarmos o capítulo à intercessão da Senhora da Piedade. 
O segundo dia foi marcado por uma intensa vivência mística das características mais íntimas de nossa vida de oração e contemplação. Um dia de profunda oração afetiva.
Clique aqui e veja as fotos desse dia.


Terceiro dia do Capítulo - 24/07

As atividades de hoje tiveram início com a celebração Eucarística presidida pelo Ministro Geral. No decorrer da celebração dois irmãos receberam os ministérios do Leitorato e do Acolitato. As reflexões de hoje perpassaram pela nossa vida de apostolicidade, missão, pobreza e economia. O Ministro Provincial cessante, frei Sebastião Lázaro, fez a apresentação do relatório do último triênio, apresentando as perspectivas e desafios do último governo. Os secretariados da província também tiveram a oportunidade apresentar os trabalhos que foram realizados no decorrer desses últimos 3 anos. Já fazem alguns anos que a Ordem tem motivado os frades a exercerem, ainda mais, o espírito de colaboração e missão entre as diversas províncias do nosso país; essa proposta foi enfatizada no dia de hoje pelo Ministro Geral. O espírito de comunhão fraterna com os irmãos de outras províncias deve ser para nós um fermento de trabalho comum desenvolvido a partir do diálogo e da partilha. Para o Ministro Geral "a experiência interprovincial não empobrece nenhuma província" pelo contrário, tal projeto pode ser verdadeiramente enriquecedor quando se é contemplado as realidades culturais dos irmãos e quando a formação é construída por todos os envolvidos. Somos convidados a vivenciar sempre mais a vida de irmandade que dê conta de acolher a singularidade dos irmãos, promovendo o respeito a paz e o bem! O dia foi encerrado com a adoração Eucarística, que é um dos pilares da vida de frade menor.
 


Quarto dia do Capítulo - 25/07

O quarto dia de Capítulo teve início com a oração das Laudes. O dia foi dedicado à reflexão, construção e aprovações das moções que irão ajudar o governo provincial a desenvolver suas atividades no próximo triênio. Os frades discutiram temas como a saúde dos frades, vida econômica, vida de oração, vida fraterna e trabalhos pastorais. No período da manhã contamos com a presença dos frades da etapa do noviciado junto a seu mestre de formação. O noviciado é a terceira etapa de formação para a nossa vida de frade menor. Nessa etapa os irmãos são convidados a aprofundar o seu chamado a vida religiosa e a amadurecerem sua resposta à luz do espírito capuchinho. Findando o noviciado esses irmãos emitem os votos religiosos de viver em Castidade, Sem nada de próprio e em Obediência. Após a apresentação dos frades noviços também foram convidados a se apresentarem os irmãos da etapa do Postulado de nossa Província. Atualmente temos quatro irmãos vivenciando essa etapa, sendo eles: Adriano, André, Fernando e Hugo. O postulado é a segunda etapa de formação para a nossa vida, sendo ela um tempo de discernimento e de descoberta das razões mais profundas da própria vocação.

Ainda no período da manhã tivemos a participação do Ministro Provincial dos Capuchinhos do Rio de Janeiro/Espírito Santo, frei Arles, e também do delegado dos Capuchinhos da Província de São Paulo, frei Arcanjo. Ambos partilharam sobre a proposta de estarmos cada vez mais unidos e vivermos uma colaboração interprovincial ainda mais efetiva e afetiva no que compete à formação e à missão.

No período vespertino os frades mineiros concluíram o processo de construção das moções que iram nortear os próximos três anos de trabalhos. Após um intervalo os frades se reuniram no findar do dia para celebrar a Eucaristia em intenção dos 25 anos de vida religiosa de frei Adilson Donderi e dos 25 anos de ordenação presbiteral de frei Joaquim Nepomuceno. Os frades encerraram as atividades deste quarto dia com uma confraternização na área de festas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Amanhã os frades irão eleger o seu novo governo provincial.

 


Último dia do Capítulo - 26/07

Os frades Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais celebraram durante essa semana o XIV Capítulo Provincial. Neste ano o tema foi “Vida fraterna: fermento de comunhão” (CC88,4). Os Capuchinhos mineiros acreditam que é necessário rever a nossa vida fraterna no que compete ao espírito de colaboração e doação entre os frades e o povo. Por vezes o excesso de atividades pode causar um certo afastamento das bases fundantes de nossa vida e esse Capítulo nos serviu para uma intensa reflexão sobre a nossa vida de irmandade e o espírito de fraternidade que nos guia. Os frades buscaram a todo momento revisitar os pilates fundantes de nossa vida e foi nessa perspectiva que na manhã de hoje elegeram o novo governo provincial. O Capítulo enecerrou com a Eucaristia celebrada pelos novos líderes da Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais.


Composição do Novo Governo Provincial

Clique aqui conheça o novo governo Provincial.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário