Tamanho do Texto:
A+
A-

80 anos de presença, rumo ao XIII Capítulo Provincial

25/04/2016 - 22h28
Capuchinhos de Minas Gerais realizam Conferência Pré-Capitular. Na abertura, celebração de ação graças pelos 80 anos de presença no estado.

A autoridade soberana de uma província religiosa é seu Capítulo Provincial. Ou seja: o consenso dos irmãos é a mediação mais adequada para ouvir a voz de Deus, à qual os frades prometeram obediência. Mas como os assuntos para um Capítulo são sempre numerosos e exigem a máxima dedicação, é comum que as províncias realizem uma Assembleia ou Conferência Pré-Capitular: uma discussão preparatória às decisões do Capítulo.

 

É isso que os Capuchinhos de Minas Gerais realizam nesta semana, entre 21 e 25 de abril. Reunidos na sede da Província, no Convento da Pompeia, em Belo Horizonte, os frades avaliam sua caminhada e esboçam as diretrizes para os próximos anos. Na pauta estão assuntos como formação, economia e espiritualidade, que irão ao XIII Capítulo Provincial, em julho.

 

Neste primeiro dia da Conferência Pré-Capitular, os cronograma das atividades foi discutido e aprovado. À noite, em celebração com os fieis, os frades agradeceram a Deus pelos 80 anos de presença capuchinha em Minas Gerais. Após o ofício, houve apresentação da Orquestra Jovem da Escola de Música Padre Simões, da Basílica do Pilar, de Ouro Preto, sob regência do maestro Paulo Ricardo de Castro Costa. A lituriga festiva em Belo Horizonte é uma das celebrações previstas nas várias fraternidades, que comemoram a chegada dos primeiros capuchinhos, em 1936.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)

Deixar um comentário