Tamanho do Texto:
A+
A-

80 anos de presença dos Capuchinhos na Pompeia

19/02/2019 - 19h32
Comunidade da Pompeia celebra 80 anos de missão dos Frades na Pompeia

Nos dias 03, 09 e 10 de fevereiro de 2019 a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia comemorou 80 anos da presença dos Frades Capuchinhos por aqui. Embora do ponto de vista da ciência histórica, 80 anos não seja tanto tempo, do ponto de vista das experiências e do que se passou desde a chegada dos primeiros Frades Capuchinhos na Pompeia até o presente momento, há motivos para uma grande comemoração.

Assim, inspirados pela dimensão do tempo, optamos por comemorar retomando o passado, debruçando-nos sobre o presente, apostando num futuro. O passado... frades italianos devotos do Rosário que chegaram à um bairro da periferia de Belo Horizonte, à época, cidade planejada dentro dos limites da Avenida do Contorno. Nesse tempo, o bairro Pompeia, então chamado Vila Parque Cidade Jardim, apresentava-se com poucos ares urbanos, com poucas e simples construções. Como quem chega para ficar e viver tal como os locais, os Frades passaram a morar em uma casa simples e logo, empreendedores inquietos, lideraram a comunidade local na construção do lactário, posto médico, do convento, da igreja matriz, das capelas das diferentes comunidades.  Envolvidos nessa aura do passado, comemoramos em uma celebração dedicada a São Brás, San Biagio em italiano.  Concelebrando Frei Tiago Valença, um italiano que também veio para as Minas Gerais. Na igreja membros de famílias de origem italianas que aqui vivem. Frei Tiago proclamou o evangelho em sua língua natal. Diante do belo estandarte de San Biagio a comunidade individualmente recebeu a tradicional benção do santo protetor contra “...os males da garganta e contra qualquer outro mal...”

No dia 09/02 demos graças pelo presente. Para celebrar o presente, trama produzida a partir de tudo o que foi vivido nesses 80 anos, nos reunimos, comunidades, movimentos e pastorais da paróquia, para juntos agradecermos e nos fortalecermos, inspirados na caminhada já feita. Contando com a presença de Dom Walmor, arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, que situou a importância da presença dos Capuchinhos para a Arquidiocese, cada um dos presentes recebeu, ao final da celebração eucarística, uma benção do arcebispo.

No domingo, dia 10, convidamos a todos para dar graças pela perspectiva de futuro. Recepcionados por jovens da paróquia, ouvimos as leituras e cantamos juntos com suas belas vozes, desejosos de que essa juventude nos impregnasse a todos, inspirando e iluminando o futuro. Dom Frei Antônio Cavuto, bispo da Diocese de Itapipoca – CE, carinhosamente Frei Toninho, veio de longe celebrar com a comunidade da Pompeia, da qual já esteve à frente, como pároco. No ofertório, escoteiros que todos os sábados ocupam vários espaços da paróquia para sua reunião, trouxeram flores e encantamento por esse gesto tão cheio de sinceridade. Ao término da celebração, nos unimos para cantar parabéns para todas e todos os que construíram esses 80 anos de história. 80 anos... 80 bolos. Uma longa mesa, cuidadosamente posta, no adro da igreja da Pompeia, enfeitada pelas cores de bolos e mais bolos, feitos pelas paroquianas. Todas e todos, fiéis ou não, passantes sabedores ou não do que se comemorava, foram convidados à mesa para se servirem. Junto aos bolos, um livreto: ‘Memórias e sabores’ reuniu pequenas porções dessa história de presença capuchinha com receitas culinárias de famílias da Pompeia. E assim, com gosto de bolo de festa, finalizamos as comemorações dessa presença octogenária, intensa e viva. Muitos momentos solenes, importantes e emocionantes dessa comemoração, certamente, criaram muitas novas memórias. De tudo, se destaca a firmeza das Jesus a Pedro, que nos chegaram no domingo, dia 10, pelo evangelista Lucas:  “Avança para águas mais profundas...” (Lc 5,4). Que todas e todos tenhamos a ousadia, a coragem, a sabedoria e a fé de assim avançarmos construindo novos capítulos dessa presença nessa paróquia.  

___________

Por Teresa Kurimoto.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário