Tamanho do Texto:
A+
A-

Frades realizam retiro em preparação para os votos perpétuos

05/02/2020 - 09h21
Foram 30 dias de intensa reflexão e vivência fraterna

SEGUNDO NOVICIADO, EM BOTIATUBA

No dia 2 de janeiro de 2020, Festa do Santíssimo Nome de Jesus, houve a abertura do Segundo Noviciado, no Convento Santo Antônio, em Botiatuba, município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba-PR.

A abertura aconteceu com missa presidida pelo ministro provincial, frei Pedro Cesario Palma, concelebrada por frei Alessandro Mário Farinasso, secretário da formação inicial e frei Moacir Antonio Nasato, vigário conventual da fraternidade de Botiatuba.

O grupo é composto por 14 freis pós-noviços provenientes destas oito circunscrições da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil).

Província do PR-SC: Rondinele Augusto Teixeira Passos, David Naime Fioravante e Marco Aurélio de Lara.  

Província do CE-PI: Ismael Maciel Alves, Lucas de Oliveira e Francisco Adalberto de Souza;

Província de MG: Douglas Leandro de Oliveira e Warley Alves de Oliveira;

Província do RS: Giovani Henrique Pertile e Renan Jorge Espíndola;

Província do Brasil Central: Francisco Dimas de Souza Pires;

Província do Brasil Oeste: Jean Ricardo Mazzochi;

Província Nordeste do Brasil: Ailsom Medeiros Batista

Província da Bahia e Sergipe: Wesley Silva de Jesus.


O Segundo Noviciado é um verdadeiro retiro em preparação à Profissão Perpétua e não mais um curso. É um momento de vivenciar os nossos valores e também de intensa convivência interprovincial. Os temas refletidos foram a partir dos Escritos de São Francisco, das nossas Constituições e dos CPOs (Conselhos Plenários da Ordem).

 O ambiente de Butiatuba é muito propício. A fraternidade local esteve à disposição para ajudá-los em tudo o que foi preciso.

Colaboraram no acompanhamento aos freis pós-noviços os freis Alessandro Mário Farinasso (duas semanas), frei Maurício Aparecido Solfa (uma semana), frei Rivaldo Vieira (uma semana) e frei Moacir Antônio Nasato, como frei da casa. 

No final do mês, dia 31 de janeiro houve a Missa de encerramento, presidida por frei Rivaldo Vieira, vigário provincial e concelebrada pelos freis Alessandro M. Farinasso, Moacir Antônio Nasato e José Ferreira da Silva. Participaram também os freis Sidney D. Machado, Juarez De Bona e Renan Moretti.

Após a homilia houve um momento de partilha e vários freis pós-noviços se expressaram sobre a riqueza deste tempo, numa fraternidade interprovincial, gratidão pelo acolhimento recebido em nossa Província, por vivenciarem momentos especiais como a experiência das Bênçãos nas Mercês, das celebrações do nosso Centenário e outras.

por Fr. Juarez De Bona Secretário Provincial Província do PR-SC

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rafael Silva (Cúria Provincial)

Deixar um comentário