Tamanho do Texto:
A+
A-

Coronavírus afeta rotina dos capuchinhos na Itália

12/03/2020 - 16h23
Diversos compromissos foram cancelados e a Cúria Geral está em quarentena

Fora da Ásia, a Itália é o país que mais registrou casos de Covid-19. Na última segunda-feira (9) o primeiro-ministro Giuseppe Conte tornou mais rígidas as regras de circulação no país, recomendando que os moradores não circulem nas ruas e cancelando eventos. Em 8 de março, pela primeira vez, o Papa Francisco não celebrou a oração do Angelus da janela voltada à Praça São Pedro, onde poucos fiéis o acompanhavam através de telões.

Na Cúria Geral dos franciscanos capuchinhos, em Roma, os frades estão em quarentena. Um dos conselheiros gerais que esteve em viagem presidindo um Capítulo Provincial teve contato com uma pessoa infectada e por precaução toda a fraternidade está em recolhimento. Os outros conselheiros gerais estão reunidos em retiro no convento São Francisco, em Frascati, cidade localizada pouco mais de 30km de Roma. Segundo o Conselheiro Geral para o Brasil, Frei Carlos Silva, o Ministro Geral (Frei Roberto Genuin) cancelou compromissos e delegou outros frades para representa-lo.

De férias em São Paulo, o Frei Ricardo Aparecido Rodrigues (morador do Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma) teve a sua passagem de retorno congelada pela companhia aérea. “Eles informaram que tenho um ano para utiliza-la, mas que por enquanto estou proibido de retornar”, disse. Também no estado, um evento da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), a Schola Fratrum, reuniria 40 frades de diversos estados na cidade de São Pedro, “levando em consideração que estariam presentes confrades que tiveram contato com pessoas que chegaram da Europa nos últimos 15 dias preferimos adiar”, disse Frei Maurício dos Anjos, da equipe de organização do evento.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário