Tamanho do Texto:
A+
A-

Autorizada abertura da causa de Beatificação da baiana Madre Vitória

01/12/2016 - 09h59
A Serva de Deus foi a primeira religiosa falecida no Brasil com fama de santidade, no século XVII

No dia 7 de julho deste ano, a Congregação para a Causa dos Santos emitiu o decreto Nihil Obstat, que autoriza a abertura oficial da causa de beatificação da Madre Vitória da Encarnação, que passa a ser chamada a partir de então de 'Serva de Deus'. A Madre Vitória foi a primeira religiosa nascida no Brasil falecida com fama de santidade.

Nascida em Salvador no dia 6 de março de 1661, depois de muitos anos de fuga da sua vocação e após algumas experiências místicas, entrou aos 25 anos de idade no Convento do Desterro, das monjas clarissas. Possuía alguns dons extraordinários como o da profecia e a capacidade de localizar pessoas desaparecidas. Exerceu a caridade para com os pobres e doentes da Bahia de sua época atendendo a todos os que batiam à porta do convento, nunca permitindo que ninguém voltasse para casa sem auxílio. Passava maior parte da noite em vigília diante do Santíssimo Sacramento e por esse motivo foi chamada por Dom Sebastião Monteiro da Vide, de "lâmpada acesa no divino amor". 

Devido seus colóquios místicos com o Cristo Sofredor, estabeleceu naquele convento a devoção ao Senhor dos Passos, que depois se difundiu para toda a Bahia. Grande devota da Paixão do Senhor, faleceu numa sexta-feira, às 15 horas. Era o dia 19 de julho de 1715. 

Morreu pobre como desejava, à exemplo do Seráfico Pai São Francisco de Assis. Ao morrer, não possuía mais nada a não ser os cilícios que trazia ao corpo. Rejeitou até a roupa que vestia, pedindo que as outras monjas dessem-lhe de esmola o hábito com o qual seria sepultada. Tudo que possuía havia doado aos pobres, inclusive a própria cama, e por esse motivo dormia no chão sobre uma esteira de palha. 

Teve sua biografia publicada em Roma apenas cinco anos depois do seu falecimento. Isso devido a grande fama de santidade que possuía já em vida e aos numerosos milagres que começaram a ocorrer após sua morte. 

Tendo sido emitido o Nihil Obstat, a próxima etapa desse caminho da Madre Vitória para os altares será a abertura da fase diocesana do processo de beatificação, que ainda não teve a data divulgada pela arquidiocese do Salvador. 

por Paulo Thadeu Souza Santos

 

Alguns links com mais detalhes sobre a causa:

http://www.santibeati.it/dettaglio/96919

http://wikivisually.com/wiki/Candidates_for_Sainthood

http://newsaints.faithweb.com/year/1715.htm#Bixarxe

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)

Deixar um comentário