Tamanho do Texto:
A+
A-

CAPUCHINHOS DA BAHIA E SERGIPE SE PREPARAM PARA CAPÍTULO ELETIVO

02/07/2019 - 09h45
por Fr. Jorge Rocha OFMcap

CAPUCHINHOS DA BAHIA E SERGIPE SE PREPARAM PARA CAPÍTULO ELETIVO

 

“Os desafios da sustentabilidade da vida religiosas” foi a motivação reflexiva que deu início à preparação do XIII Capítulo Provincial Eletivo dos Frades Menores Capuchinhos da Bahia e Sergipe. Após a assembleia temática, os Capuchinhos entraram em ritmo de preparação próxima, uma vez que foram criadas as Comissões que, após um trabalho intenso, apresentarão os resultados do labor à Assembleia Capitular. 
É de se notar que a importância de um capítulo numa Província, para além do aspecto jurisdicional-canônico, é um momento forte para amalgamar a cultura do encontro, para solidificar a fraternidade, para rever a caminhada, para avaliar o caminho percorrido, para propor novas perspectivas e prioridades e, sobretudo, para reacender a chama do carisma, em meio a uma sociedade faminta do testemunho de Jesus Cristo.


De 15 a 19 de julho de 2019, em Salvador - BA, sob a presidência do Conselheiro Geral para o Brasil, Frei Carlos Silva, cerca de 80 frades estarão envolvidos nesse momento de vitalidade franciscana.

 

Muitos irmãos darão suporte para que o encontro aconteça com harmonia, qualidade técnica, eficiência humana, observando os desafios ecológicos que nos propusemos refletir. Por causa disso, será um capítulo ecologicamente correto, usando as novas tecnologias para diminuir o uso de papel, a serviço do bem comum e da promoção humana. Cada detalhe do encontro, obedece ao tripé que norteia a nossa vida: espiritualidade, trabalho e estudo. Para secundar a trilogia, alguns especialistas do Brasil foram convidados, outros irmãos da Província farão intervenções, tudo concorrendo para que a Paz se difunda e o Bem  de Deus seja visível entre nós. Dentre os assuntos, a Ratio Formationis é um tema imperioso, uma vez que toda Ordem se movimenta nessa direção.


O Capítulo, ainda, se reveste de uma característica de renovação-continuidade, pois serão eleitos o Ministro Provincial e seus Conselheiros, como também novas decisões serão assumidas para o bom andamento da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe,  nos próximos três anos.
Nosso agradecimento ao Provincial cessante, Frei Liomar Pereira da Silva, que trabalhou com esmero e dedicação na condução da amada Província nos últimos seis anos. Para ele, força e paz!
Rezemos suplicando a Deus “a graça de celebrar, sob as luzes do Espírito Santo, o XIII Capítulo Provincial Eletivo. Assim, sob o olhar materno da Virgem da Piedade, aprendamos o real sentido da fraternidade e da minoridade. E que saibamos dialogar com as diferenças, colocando em comum nossos dons, estabelecendo relações de humildade e confiança, pois, só assim construiremos um mundo mais justo, uma Igreja mais evangélica e fraternidades mais proféticas, renovadas e inspiradoras”. Paz e Bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rafael Silva (Cúria Provincial)

Deixar um comentário