Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro Vocacional Regional

30/07/2019 - 08h48

No último final de semana, entre os dias 26 a 28 de julho, no Convento São Francisco de Assis, cidade de Alagoinhas (BA), aconteceu o II Encontro Vocacional Regional 1 dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe.

Participaram 13 jovens provenientes de diferentes cidades, os quais puderam conhecer mais sobre a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, para que assim possam ser auxiliados a um correto discernimento vocacional. Além da Fraternidade local, se fizeram presentes nestes dias, Frei Leandro Silva e Frei Ícaro Rocha que fazem parte da coordenação do SAV (Serviço de Animação Vocacional); Frei Luan Vinhas (Salvador) e Frei Jorge Rocha (Salvador) Conselheiro Provincial e delegado do Ministro Provincial e a Sra. Fátima Teles (familiar de um dos vocacionados).

A sexta-feira foi reservada para acolhida dos jovens, aos momentos fraternos de oração e convivência, sob a orientação do coordenador do SAV, Frei Romário Santos. No sábado, foi iniciado os colóquios temáticos – História Franciscana, das origens até a Reforma Capuchinha e, História da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe –, sob a exposição do Frei Luan Vinhas. Na noite foi realizada a prática de esportes, para auxiliar na integração do grupo.

O último dia do encontro (domingo), os jovens vocacionados foram apresentados à comunidade paroquial na celebração da Santa Missa às 6h30m, na Igreja Matriz São Francisco de Assis. Seguindo a programação, a Ir. Sofia (Congregação das Irmãs Franciscanas Imaculatinas), com o tema “Escrevendo a história de vida”, falou aos jovens que Deus possui um projeto de vida para todo ser humano, pelo qual o homem pode encontrar sua realização, sendo que é em Jesus Cristo que podemos ver esse projeto divino de forma clara.

Por fim, o Conselheiro Provincial, falou aos vocacionados sobre um “planejamento estratégico de vida”, revelando aos jovens que Deus não é algo passado ou futurístico, mas sim, Deus é um eterno presente. Frei Jorge expôs a necessidade de se realizar uma “experiência” com Deus e não meramente um “experimento”.

Os jovens presentes, foram:

  1. Jardel Teles, 17 anos, Seabra (BA);
  2. Jorge Luís Lopes, 18 anos, Serrinha (BA);
  3. Jonatas Jesus, 18 anos, Aracaju (SE);
  4. Jorge Figueiredo, 28 anos, Camaçari (BA);
  5. Geyson Torres, 18 anos, Paulo Afonso (BA);
  6. William Marques, 16 anos, Esplanada (BA);
  7. José Igor Jesus, 25 anos, Lagarto (SE);
  8. Erick Leonardo dos Santos, 23 anos, Jandaíra (BA);
  9. Ricardo Barbosa, 25 anos, Barra (BA);
  10. João Paulo Meireles, 20 anos, Serrinha (BA);
  11. Randriel Nunes, 24 anos, Salvador (BA);
  12. Rodrigo Santos, 19 anos, Alagoinhas (BA);
  13. José Bernardo Oliveira, 17 anos, Salvador (BA);

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Luan Vinhas (Fraternidade Frei Urbano)

Deixar um comentário