Tamanho do Texto:
A+
A-

Estágio Vocacional Capuchinho

19/11/2019 - 22h43
Encontro Vocacional em Alagoinhas, Bahia.

Aconteceu no período de 13 a 17 de novembro de 2019, no Convento São Francisco de Assis, em Alagoinhas – BA, o último Encontro Vocacional deste ano, no qual – chamado de “estágio vocacional” – os jovens candidatos ao Postulado do ano de 2020, fazem uma experiência mais intensa da vida conventual. Neste último encontro do ano, o candidato é levado a buscar o discernimento de sua vocação, através de uma rotina que revela o que é concretamente viver dentro de um Convento Capuchinho.

 

O jovem vocacionado percorre estes dias em clima de oração, participando ativamente de todas as horas canônicas da Fraternidade Local, bem como, Santa Missa diária, além de contar com momentos de oração pessoal, que favoreça a escuta da vontade de Deus para sua vida. Participa igualmente da rotina de serviços fraternos do Convento, auxiliando naquilo que será sua vida, se assim ingressarem.

 

O jovem José Igor, do município de Lagarto (SE), nos resume o que significa este “estágio vocacional”:

"Atravessar o processo vocacional significa buscar corresponder com generosidade o chamado que o Senhor faz na nossa vida, e o fazemos aos moldes do nosso pai São Francisco. Durante esses dias, pudemos estar mais próximos da vivência dos frades, para que assim pudéssemos fazer um cuidadoso discernimento acerca da nossa opção de vida. A todo instante nos sentimos acolhidos e envolvidos por um espírito de fraternidade, o que reforçou a vontade de servimos a Deus e a Igreja seguindo os passos de São Francisco."

 

Essa é a intenção principal do Estágio Vocacional, fazer com que os jovens possam entrar em contato mais próximo com o que é ser Frade Menor Capuchinho, levando-se ao questionamento se é realmente isso que o Senhor deseja. O jovem Jardel Teles Vaz, de Seabra (BA), nos partilha seu desejo:

 

"Desejo ser Frade Capuchinho, para viver os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, guiado nos passos de Nossa Seráfico Pai São Francisco de Assis, vivendo a essência Franciscana, que o próprio Evangelho nos ensina, vivendo a fraternidade, a oração, a pobreza, obediência e castidade, mediante a entrega total ao Reino de Deus, no que me foi chamado."

 

Além da oração e dos serviços fraternos, o encontro contou com momentos de estudo e de partilha. Participaram dez jovens vindos de cidades da Bahia e Sergipe, são eles:

José Igor Jesus Fraga, 25 anos, Lagarto (SE);

Jessé Santos Silveira, 18 anos, Vitória da Conquista (BA);

Igor Novaes Santos, 17 anos, Jitaúna (BA);

Arthur Oliveira Pereira, 17 anos, Jânio Quadros (BA);

Jorge Figueiredo Tavares, 28 anos, Camaçari (BA);

Erick Leonardo dos S. de Jesus, 23 anos, Jandaíra (BA);

Jorge Luís Lopes de Santana, 18 anos, Serrinha (BA);

Jardel Teles Viana, 18 anos, Seabra (BA);

Radriel Nunes do Nascimento, 24 anos, Remanso (BA);

Claúdio G. Pereira C. dos Santos, 18 anos, Vitória da Conquista (BA).

 

 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Luan Vinhas (Cúria Provincial)

Deixar um comentário