Carisma

Somos irmãs contemplativas, enclausuradas filhas de Santa Clara e de Maria Lourença Longo. Abraçamos a Jesus Cristo Pobre, Humilde e Crucificado, a exemplo de nossa Mãe Santa Clara de quem temos a Regra, e  a qual foi a primeira mulher na História da Igreja a escrever a Regra própria, pois até então as Regras para os Mosteiros Femininos de Clausura, eram escritas somente por homens.

Nosso carisma é viver o seguimento de Cristo Pobre, Humilde e Crucificado, em fidelidade esponsal, em pobreza e humildade, sem rendas nem posses; trabalhando e confiando na Divina Providência que se expressa na generosidade do povo.

Esse seguimento de Cristo é caracterizado pela vida fraterna simples e alegre, em absoluta igualdade, com o único título de honra: ser serva de Cristo e das Irmãs.

É o mistério de uma vida escondida com Cristo em Deus- com um coração universal, a Irmã Clarissa Capuchinha, busca viver com o coração voltado para Deus, intercedendo em favor de toda a humanidade, sobretudo, dos membros vacilantes da Igreja. A clausura é um meio para garantir a busca da intimidade com Deus, no exercício assíduo da contemplação.

Estes são os elementos da nossa forma de vida, que tornam as Irmãs Clarissas Capuchinhas bem atuais na Igreja de hoje, pois oferecem ao mundo em testemunho de pobreza, simplicidade e alegria, de fraternidade profunda, centrada no Único Absoluto- Cristo.