História

O primeiro Mosteiro  das Clarissas Capuchnhas, foi fundado em Nápoles Itália, pela Venerável Maria Lourença Longo, dama catalã, viúva e Fundadora do grande Hospital do Incuráveis nesta mesma cidade. Depois de fundado o Hospital (que por muitos anos foi o maior da Europa) Maria Lourença por inspiração Divina e com o desejo de se dedicar completamente a uma vida de Oração e Contemplação  iniciou ao lado do complexo hospitalar o primeiro Mosteiro de Clausura das Monjas Clarissas Capuchinhas.

 

  Hospital dos Incuráveis fundado pela Venerável Maria Lourença Longo, em Nápoles
    
                                                               
Paulo III, com a Bula Debitum Pastoralis Officii do dia 19 de fevereiro de 1535, aprovou canonicamente o primeiro Mosteiro fundado em Nápoles pela nobre Maria Lourença Longo, sob a Regra de Santa Clara.  E no dia 10 de dezembro de 1538 reconhecendo como um Mosteiro da mais estrita observância da Ordem de Santa Clara, confiou as monjas aos cuidados dos Frades Menores Capuchinhos.

 

  Claustro do protomosteiro em Nápoles, das Clarissas Capuchinhas, fundado pela Venerável Maria Lourença Longo, em 1535.

Porque Clarissas "Capuchinhas"? O nome Clarissas "Capuchinhas" surgiu pela conformidade que as Irmãs tinham com os Frades Capuchinhos, então o povo carinhosamente começou a chamá-las de Clarissas Capuchinhas. Nome que temos até hoje. 

A diferença entre Clarissas e Clarissas Capuchinhas, é que somos uma Ordem Diversa e posterior a elas, nascemos em 1535 com a Fundadora Maria Lourença Longo sobre a Regra de Clara, enquanto que as Clarissas nasceram alguns séculos antes iniciadas em São Damião por nossa Mãe Santa Clara. Fomos fundadas como "Le Monache Clarisse Cappuccine" e as Clarissas como "Le Sorelle Povere di Santa Chiara".

Uma Clarissa Capuchinha é uma mulher de Oração, é aquela que "como rainha, espelha-se todos os dias no Esposo Celeste", assim, como o fez nossa Mãe Santa Clara, tendo como característica própria a delicadeza, a alegria e a simplicidade presente no rosto de cada uma, e extensiva a Vida de Fraternidade, fator importantíssimo de nossa vivência como irmãs, mães e esposas de Nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso ponto de partida e de chegada, o centro único de nossa vida, o nosso Absoluto é o próprio Jesus, por Ele, com Ele e N'Ele vivemos cada dia de nossa Consagração, pela ponte misteriosa e invisível que é a  Santa Oração e Contemplação.
 

 

O Mosteiro Nossa Senhora do Brasil – Flores da Cunha – RS

Surgiu em 1975, os Capuchinhos do Rio Grande do Sul realizaram o Capítulo das Esteiras e naquela circunstância o Ministro Geral observou que na florescente província faltava a presença contemplativa das Irmãs Clarissas Capuchinhas. Os Freis pediram a Federação Sagrada Família da Itália. No dia 21 de Janeiro de 1979, cinco Irmãs, três do Mosteiro de Mestre – Veneza e duas do Mosteiro de Roma- Garbatela, chegaram ao Brasil. O local indicado para a fundação era o Bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, mas as muitas dificuldades fizeram com que mudasse para uma cidadezinha a 16Km de Caxias do Sul – Flores da Cunha.

O Mosteiro foi inaugurado no dia 08 de Dezembro de 1981. Deste Mosteiro, saiu uma fundação para Macapá, capital do Amapá.

 

 Ordem das Irmãs Clarissas Capuchinhas

Assim chamada por observar a Regra de Santa Clara e por esta confiada ao cuidado espiritual dos Frades Menores Capuchinhos. Foi fundada pela nobre senhora Maria Lorenza Llonc, espanhola, cujo nome foi italianizado em Maria Lorenza Longo, por ter vivido e atuado em Nápoli-Itália. Maria Lorenza era esposa de Juan Llonc, Regente da Chancelaria Régia, que foi para Nápoli com o rei Ferdinando, o católico, no final do ano de 1506. Maria estava com 43 anos de idade e doente de uma paralisia, causada pela vingança de uma empregada que, tendo sido admoestada, numa festa deu-lhe uma bebida envenenada.

Uns anos após a chegada em Nápoli, ficou viúva. Participou de peregrinação em vários Santuários. No Santuário de Loreto, ao ouvir com muita fé a proclamação do Evangelho da cura de um paralítico, Maria foi milagrosamente curada. Decidiu, então dedicar-se à assistência dos doentes e a outras obras de misericórdia.

Tornou-se uma figura central da beneficência napolitana.

Em 1522, ficou responsável pela direção do Hospital dos Incuráveis, dedicando seu tempo e seu cuidado também à assistência pessoal deles, com incansável amor.

Em 1530 chegaram em Nápoli também os primeiros Frades Capuchinhos, acolhidos por ela nas dependências do Hospital. Ela, no entanto, cultivava o desejo de consagrar o resto da própria vida  na oração e na penitência, sob a direção  inspirada de São Caetano de Thiene.

Em 1535, o Papa Paulo III a autorizava a construir um Mosteiro de Irmãs da Ordem Franciscana sob a Regra de Santa Clara.

Em 1536, o Papa Paulo III autorizava a fundadora a receber candidatas para aumentar o número de Irmãs que já eram 12, para 33. E no mesmo ano, o Papa a nomeou Madre Abadessa do Mosteiro de Santa Maria em Jerusalém, da Ordem de Santa Clara com o poder de indicar uma sucessora.

Em 1538, dia 10 de Dezembro, o Papa Paulo III, confiou aos Frades Capuchinhos a direção espiritual das religiosas.

Maria Lorenza tinha entrado de cheio na Corrente Espiritual Humanística de inspiração bíblica do fim do século XV, que ensinava uma espiritualidade derivada de São Paulo, toda orientada para o amor, como escada a Deus e como impulso para fazer o bem ao próximo, mas sob a guia dos Capuchinhos. Imprimiu na comunidade um estilo de vida, por lado mais Franciscano e aderente ao espírito da Regra de Santa Clara que observamos até hoje. Por outro lado, mais austero, sobretudo pelo que se refere à separação do mundo.

Quanto a pobreza, não se exige dote às que entram e nem se pode ter propriedade alguma… Vivemos do trabalho de nossas mãos e da Providência do Senhor. Vestimos roupas simples e celebramos a Liturgia das horas nas intenções  das necessidade da Igreja e do mundo inteiro.

Expansão da Ordem

A fama das Clarissas Capuchinhas espalhou-se tanto que, no fim do século XVII chegou a 65 mosteiros. Neste mesmo período surgiram 23 Mosteiros na Espanha, 7 na França, 2 em Portugal e 2 no México.

Atualmente está em grande expansão na Tailândia, também no México, onde, atualmente há em torno de 1500 Irmãs Clarissas Capuchinhas.  De lá, estão expandindo para outros Continentes, principalmente África e América Latina.