Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos iniciam Curso de libras em Ceilândia-DF

06/09/2018 - 15h47

No dia 30 de agosto de 2018, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Ceilândia Sul – DF, deu-se início ao Curso de Libras realizado em parceria com Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Brasília. Foram abertas 40 vagas, porém devido à grande procura mais dez foram oferecidas, compondo um grupo de cinquenta inscritos. A princípio foi dado  prioridade aos paroquianos, depois a membros de outras comunidades e até de outras cidades do entorno do Distrito Federal.

Esta iniciativa surge, porque, graças a Deus, a paróquia tem uma história junto aos surdos. Sempre contou com apoio de interpretes que honrosamente se dispuseram e proporcionaram espaços de acessibilidade, sobretudo nas Celebrações Eucarísticas. Aqui a pessoa surda tem lugar. É certo que passos foram dados, porém ainda são necessários outros tantos, existe um caminho a ser realizado.

Haverá o dia em que a pessoa com surdez ocupará seu lugar de direito na Igreja e na sociedade, ou seja, quando inserida, participará, integralmente, das atividades e decisões, como qualquer pessoa tida como “normal”. Dar-se aí um grande desafio, pois o surdo não quer ser visto como um coitadinho, um incapaz que precise de favores, como infelizmente,  é compreendido pela sociedade, e não poucas vezes, pela família.

Apoio é diferente de dependência. A pessoa com surdez carece de oportunidades para se capacitar e com seu próprio esforço realizar suas conquistas, celebrar vitórias, ser protagonista da sua história, no entanto, isso só será possível com trabalho conjunto de múltiplos esforços, tanto dos surdos, como de ouvintes, sensíveis a causa, em prol da integração e acessibilidade para todos.

É importante destacar que a chegada de Frei Daniel Soares na paróquia proporcionou novo estimulo a esta caminhada, com as sinalizações que faz durante as celebrações, onde há a presença de surdos, provoca naturalmente na comunidade maior respeito e compreensão do sentido de acessibilidade; o atendimento do sacramento da reconciliação em libras, onde o surdo expressa, em sua própria língua, o desejo de misericórdia e perdão e Deus, faz toda diferença. Pequenos gestos que motiva grandes mudanças.  

Com este olhar mais atento a implantação do curso de libras tornou-se uma realidade, sua finalidade é fazer a língua mais conhecida e, por conseguinte a cultura surda, um sonho a ser conquistado.

O curso de libras 2018,  será ministrado pelo surdo Célio Ramos, que auxiliado pelos moderadores Neylliane e Gabriel, ambos ouvintes, conduzirão as aulas e todo processo introdutório. Para facilitar a apreensão dos alunos ficou estabelecido que a missa das 18h no domingo, na Igreja Matriz, será sempre interpretada, mesmo sem a presença de surdos, para que os participantes do curso tenham maior contanto com a Libras.

 Paralelo ao curso acontece quinzenalmente, nas segundas-feiras, o grupo de estudos composto por membros, surdos e ouvintes, da  Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da pastoral do surdo da Paróquia São Marcos e São Lucas, também em Ceilândia, com intuito de aprofundar o conhecimento do idioma, e da significação de conteúdos teológicos, litúrgicos e espirituais vistos a partir da perspectiva da pessoa com surdez.  

Tais iniciativas tem um objetivo claro, a implantação da Pastoral do Surdo na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  para que junto com parceiros como INOSEB – Instituto Nossa Senhora do Brasil, seja possibilitado aos surdos espaços que favoreçam a superação dos obstáculos que a vida lhes impôs, porque juntos somos mais.

Sob os cuidados de Nossa Senhora e intercessão de São Francisco e Santa Clara. Deus seja louvado!

Paz e bem!

 

“Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”

Jo 10,10.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Daniel Soares Galdino da Silva (Fraternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Ceilândia-DF)

Deixar um comentário