Tamanho do Texto:
A+
A-

Admissão ao Tirocínio Franciscano

18/02/2017 - 17h23
Três Pós-noviços da nossa Província foram admitidos na Fraternidade Residência Missionária Frei Damião de Bozzano para cumprir o Tirocínio Franciscano, em preparação para os seus votos perpétuos na Ordem Capuchinha.

Três pós-noviços da nossa Província – Frei Acélio Pessoa Vale, proveniente da Fraternidade São Benedito, Teresina (PI); Frei José Leonardo dos Santos Leite, proveniente da Fraternidade Seminário Seráfico Nossa Senhora do Brasil; e Frei Paulo Roberto Moreira do Carmo, que residiu os últimos meses do ano anterior na Cúria Provincial – foram admitidos na Fraternidade Residência Missionária Frei Damião de Bozzano para cumprir o Tirocínio Franciscano, em preparação para os seus votos perpétuos na Ordem Capuchinha. O rito de abertura foi realizado na capela interna do convento, às 11:00h, num ambiente mais restrito aos frades, com a presença de confrades de várias Fraternidades da Província: Freis Garcia, Marcelo Copertino, Hélder e Lázaro, da Fraternidade local; os Freis Ariosvaldo, Saulo, Djacir e Marcelo Ismael, de Teresina (PI); Frei Fco. Antônio Moreira, de Lagoa de São Francisco (PI); Frei Valdecir, de Parnaíba (PI); Frei André, de Jaguaretama (CE); Frei Domingos, de Camocim (CE); Frei Francisco Antônio Ferreira (Frei Santos), Ministro provincial, e Frei Aloísio, da Cúria Provincial.

Antes do rito propriamente dito, o Ministro Provincial, Frei Santos, e o Conselheiro Provincial, Frei Aloísio, se reuniram com os três confrades que seriam admitidos logo depois, e explicaram que neste ano, o Tirocínio será itinerante, conforme planejamento elaborado pelo Conselho de Formação da Província, o qual foi entregue a cada um deles. Em cada etapa, o guardião e alguns membros do Conselho de Formação Inicial acompanharão os tirocinistas. Esta primeira etapa, de quatro meses, será cumprida na Fraternidade de Uruçuí, e terá como primeiro pilar a “Vida Fraterna e a Missão Pastoral”, e como bibliografia básica para reflexão o livro “A Regra de São Francisco de Assis” e os quatro primeiros capítulos das Constituições. Frei Santos e Frei Lopes (Conselheiro Provincial para a Formação Inicial) farão este acompanhamento, juntamente com a Fraternidade local. A segunda etapa será feita na Fraternidade de Juazeiro do Norte (CE) e terá como segundo pilar “Vida Fraterna e contato com a piedade popular, romeiros e pobres”, e como bibliografia básica o livro “Psicologia e Maturidade na Vida Consagrada” e os Capítulos V ao VIII das Constituições. Frei Edval e Frei Chagas Santos darão suporte teórico nesta etapa. A terceira será vivenciada na Fraternidade da Cúria Provincial e se baseará no terceiro pilar “Vida Fraterna e Corresponsabilidade na Missão”, tendo como subsídio teórico o livro “A herança de São Francisco de Assis – Leitura do Testamento” e os quatro últimos capítulos das Constituições da Ordem. Frei Santos acompanhará esta última fase.

Que esta experiência favoreça esses nossos confrades a fazerem uma rica experiência de aprofundamento do carisma e da espiritualidade franciscana, no fiel seguimento de Jesus Cristo, nos passos de São Francisco de Assis.

Paz e bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Aloísio Alves Albuquerque (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário