Noviciado

Alcançados os objetivos no Postulado, o formando é admitido ao Noviciado. Essa etapa constitui a primeira experiência efetiva de Vida Religiosa e, por consequência, os candidatos recebem o nome de "frei" e usam o hábito religioso. 

 

Ordinariamente, o Noviciado dura um ano completo. Durante esse tempo, os noviços aprofundam o chamado à Vida Religiosa e amadurecem sua resposta à luz do espírito capuchinho. Desenvolvem um intenso cultivo da vida interior como forma de auto-conhecimento e experiência do mistério de Deus. Aprofundam também os laços de fraternidade e o espírito de minoridade.

 

Ao fim do Noviciado, percorridos com estudo e oração a Regra e os Escritos de São Francisco, os noviços professam os votos religiosos de Obediência, Não Propriedade e Castidade. E, com a Primeira Profissão, são oficialmente, admitidos à Ordem Capuchinha.

 

Hoje, a Província de Minas Gerais partilha com as Províncias do Rio de Janeiro / Espírito e São Paulo o Noviciado Interprovincial do Sudeste do Brasil, em Teresópolis (RJ).