Acompanhamento Vocacional

É a primeira fase da formação para a vida capuchinha. É quando o candidato discerne a própria vocação, interroga-se sobre seus sonhos e busca descobrir, no fundo de todos eles, um caminho de realização e felicidade querido por Deus. Pois foi para isto que todos fomos chamados à vida: para sermos felizes e nos realizamos plenamente, em todas as nossas potencialidades. A esse chamado primordial, que constitui a base de qualquer opção de vida, chamamos vocação.

 

O Acompanhamento Vocacional começa quando alguém procura um convento dos capuchinhos e manifesta seu desejo de ser frade. Qualquer frade, em qualquer de nossos conventos, pode receber você e apresentar nossa vida, nosso carisma e nosso modo de viver o Evangelho de Jesus. No momento certo, um dos irmãos, responsável pelo Serviço de Animação Vocaional, inicia o Acompanhamento Vocacional, que consiste em encontros periódicos, visitas, correspondências, estudos, retiros... Tudo para que o jovem conheça melhor os frades e os frades também o conheçam melhor.

 

Não existe duração determinada para esse Acompanhamento. O candidato permanece na casa de sua família, dedicando-se a seus trabalhos ou estudos cotidianos, até que ele e o orientador vocacional cheguem à decisão madura de que é hora de ingressar na etapa seguinte: o Postulado.