Patos de Minas

Fraternidade Santa Teresinha

Av. Paranaíba, 1492 - Centro - 38700 - 190 Patos de Minas - MG
Tel/Fax: (34) 3814 5776
E-mail: [email protected]

 

A Fraternidade Santa Teresinha fica em Patos de Minas, a 404 km de Belo Horizonte. Aqui residem os frades que cuidam da Paróquia Santa Terezinha e o Postulantado da Província.

 

A vida da nascente Missão ganha novo impulso. Frei Odorico de Resuttano foi enviado para Patos de Minas ajudando nos trabalhos pastorais Monsenhor Fleury Curado, então vigário. Dentro de pouco mais de um mês, Frei Antônio de Gangi e Frei João de São Mauro uniram-se a Frei Odorico, começando solidificação dos trabalhos capuchinhos naquela cidade, que seria mais tarde uma das mais bem organizadas paróquias da cidade e importante fraternidade da Província.

Para chegar ao estado atual foram necessárias muitas etapas e vicissitudes. Primeiramente foram morar pelos lados da Igreja do Rosário. Situação passageira. Em seguida comprou-se um terreno amplo na localidade “Cruzeiro”. Depois disso, a Providência apontou o Bairro “Brasil”, espiritualmente abandonado e de fama muito duvidosa. O ambiente era dos mais difíceis: pobreza, miséria, malandragem, imoralidade, falta de conforto, era o que mais dominava na região. A vida dos frades ali não foi nada fácil, tendo havido até mesmo, por parte de algumas pessoas, forte resistência à presença deles ali. O local da primeira residência se mostrou impróprio pela proximidade de uma das muitas casas suspeitas. Mas os frades não desanimaram. Com persistência enfrentaram todas as dificuldades. O começo foi um período de grande fluxo de pessoas da zona rural para a cidade: então ajudaram na organização de moradias provisórias para elas: promoveram obras assistenciais. Encontraram muitos leprosos perambulando pelo bairro: foram recolhidos e encaminhados aos leprosários. Algum tempo depois foi que as autoridades civis começaram a colaborar com os frades.  Hoje a região mudou de aspecto, o bairro é habitado, proeminentemente, por famílias trabalhadoras, honestas e amantes da paz. A construção da bonita matriz e do grande convento, onde deram o melhor de si Frei Rosário de Castelbuono e Frei Davi de Bronte, com a generosa colaboração dos fiéis, muito influiu na mudança do ambiente. Com o crescimento da população paroquial, hoje com mais de 30.000 pessoas, foram sendo construídas outras capelas, sobressaindo a de Nossa Senhora Aparecida, trabalho do irmão Frei Caetano Presti. Patos de Minas é, desde 1972, sede do Postulantado da Província.

SANTIAGO, Frei Thiago. Os Capuchinhos em Minas Gerais: subsídios históricos.