Governador Valadares

Fraternidade Santa Rita

Rua Santa Rita, 71 - Bairro Santa Rita - 35040-470 Governador Valadares - MG
Tel.: (33) 3277 2638 | Fax: (33) 3277 2648
E-mail: [email protected]

 

A Fraternidade Santa Rita fica na cidade de Governador Valadares, a 306 km de Belo Horizonte. Aos cuidados dos frades está entregue a Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia.

Passaram-se 15 anos desde a abertura da Casa de Ouro Fino para que a Custódia de Minas Gerais pudesse dar mais um passo na expansão de suas atividades pelo Estado. Desta vez foi para o leste, na cidade de Governador Valadares, um dos centros urbanos de maior desenvolvimento nestes últimos tempos. Foi por ocasião do Concílio Ecumênico Vaticano II que Dom Hermínio Malzono, estando em Messina, pessoalmente, solicitou ao Ministro Provincial que enviasse frades para uma fundação em sua diocese. O pedido foi atendido e no dia 30 de abril de 1967, em um período muito difícil decorrente do terrível acidente de Araxá que tirou a vida de três frades, sobre os quais falaremos adiante, os frades chegaram a Valadares.

Já no dia 15 de agosto seguinte Frei Odorico Virga, que tinha sido pioneiro em Patos de Minas, Belo Horizonte, agora repetia o mesmo papel em Santa Rita, uma região de periferia, bem pobre e afastada do centro, desprovida de tudo que é rudimentar para habitação: água, calçamento, esgoto, telefone, escola, farmácia, etc. Juntamente com Frei Odorico, Frei Cristóvão, trabalhou intensamente para a melhoria da paróquia e do bairro, sem descuidar do atendimento da extensa região rural, com quase duas dezenas de capelas. Como em outros lugares, também em Valadares a presença dos Capuchinhos vem sendo marcada por um trabalho bem organizado de obras sociais promocionais, habilitando profissionalmente dezenas de pessoas.

SANTIAGO, Frei Thiago. Os Capuchinhos em Minas: subsídios históricos.