Carmo do Paranaíba

Fraternidade Nossa Senhora do Carmo

Praça São Francisco, 146 - 38840-000 Carmo do Paranaíba - MG
Tel.: (34) 3851 1835 | Fax: (34) 3851 2008
E-mail: [email protected]

 

A Fraternidade Nossa Senhora do Carmo fica na cidade de Carmo do Paranaíba, a 353 km de Belo Horizonte. Foi a primeira cidade onde os capuchinhos moraram em Minas Gerais, desde 1936. Nessa Fraternidade, que já foi também casa de Noviciado, residem hojes os frades responsáveis pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo. 

 

No dia 8 de fevereiro de 1936, os Frades de Messina iniciam, com entusiasmo, os seus trabalhos em terras de Minas Gerais, em Carmo do Paranaíba, então Diocese de Uberaba. Frei Conrado de Troína e Frei João Batista de Catania foram os primeiros obreiros do Senhor naquela comunidade; entregando a paróquia aos Capuchinhos, o Pe. José Pardini, último vigário diocesano, assim se expressou: (...) estou contente por deixar Carmo do Paranaíba em tão santas mãos. Além de ter sido o primeiro campo de trabalho dos Capuchinhos em Minas Gerais, foi também a sede do primeiro Seminário Seráfico. Já em 1943, um tanto quanto de improviso, em instalações quase de todo inadequadas, abrem-se as portas do Seminário para receber os primeiros candidatos. Em 1946, devido ao crescimento da cidade, em direção oposta à da igreja matriz, sentiu-se a necessidade da construção de uma nova igreja, mais central. Foi então que se começou a construção da igreja de São Francisco, terminada em 1955.

Aparecem aí os primeiros trabalhos de Frei Gabriel de Frazzanò, irmão não-clérigo, o “Irmão Sorriso”, que mais tarde irá se dedicar inteiramente ao serviço dos mais necessitados, nas obras assistenciais de Frutal. Ainda hoje os Capuchinhos são os responsáveis pela florescente Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que além da cidade se estende por uma vasta extensão territorial, com inúmeras capelas.

SANTIAGO, Frei Thiago. Os Capuchinhos em Minas Gerais: subsídios históricos.