Tamanho do Texto:
A+
A-

Início dos festejos em louvor a Nossa Senhora da Pena

30/08/2016 - 10h54
Celebrações acontecem em Porto Seguro-BA

Nesta terça-feira (30), inicia-se na Terra Mater do Brasil – Porto Seguro-BA – os festejos em honra à sua Padroeira, a Virgem Maria invocada sob o título de Nossa Senhora da Pena. A festividade é comemorada com Celebrações Eucarísticas durante nove dias, sempre às 19h30min no Centro Histórico do Município, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena.

Nas celebrações de cada noite, paróquias da Diocese são convidadas a tomar parte na liturgia e profissionais da sociedade porto-segurense são homenageados.

O dia mais esperado é o da Solenidade da Padroeira, 08 de setembro – dia em que a Igreja Universal celebra a Natividade de Nossa Senhora. É quando o dia começa mais cedo, com a alvorada festiva, Missa Solene presidida pelo bispo diocesano de Eunápolis e procissão percorrendo as principais ruas da cidade, com grande participação dos devotos da Virgem da Pena, vindo de muitos outros lugares em romaria, para assim suplicar ou agradecer as graças alcançadas por intermédio da Mãe de Deus, que há mais de quatro séculos é celebrada nessas terras.

 

Sendo umas das mais antigas do Brasil, primeiramente pertencendo ao Bispado de São Salvador da Bahia e posteriormente a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, hoje faz parte da Diocese de Eunápolis no Extremo Sul da Bahia, fazendo parte deste modo, da Província Eclesiástica de São Salvador da Bahia. A Paróquia é administrada dos Frades Menores Capuchinhos há mais de meio século.

Breve Histórico sobre o título da Padroeira

Maria, Mãe de Jesus é invocada por inúmeros títulos, cada qual representando algo, seja um momento de sua vida ou algum auxílio que ela exerce.

O título de Nossa Senhora da Pena, é originário de Portugal, quando os artistas e os letrados recorriam a proteção e ao auxílio da Mãe de Deus, seja para suas vidas ou para seus trabalhos. Esta invocação mariana chegou em nossas terras pela colonização dos portugueses. Por este motivo, Nossa Senhora da Pena é considerada Patrona das Artes, das Ciências e das Letras. No Brasil existem apenas dois templos dedicados a este título, um em Porto Seguro e outro em Jacarepaguá - RJ.

A ‘‘pena’’ na antiguidade, era utilizada para a arte da escrita; sendo algo mais específico das pessoas letradas. Por este motivo, a imagem da Virgem da Pena, é representada tendo na mão direita uma pena. Sendo deste modo, invocada por todos aqueles que utilizam das artes, das ciências e das letras, sejam eles professores, artistas, cientistas, escritores, entre outros; para que seus ofícios auxiliem na construção de um mundo melhor, mais fraterno e mais temente a Deus.

A Virgem da Pena é também invocada pelo povo mais simples como aquela que os ouve e escreve seus pedidos e preces, para assim serem apresentados a Deus. Assim sendo, a Senhora da Pena é invocada por todos, seja por letrados ou iletrados, o essencial é que Ela ouve todos seus filhos e filhas e, jamais os desampara.

Oração da Padroeira de Porto Seguro – BA

Virgem Santíssima, dulcíssima Senhora que, sob a expressiva invocação da Pena, reinais como Rainha de Beleza e de Amor; dirigi piedosas sobre nós vosso olhar maternal e impetrai-nos a verdadeira ciência das coisas divinas, para que possamos, em todo o tempo da nossa vida, professar com coragem as verdades da Fé, seladas com o sangue do vosso Divino Filho Jesus.

Aos vossos pés, ó Virgem da Pena, deixai que eu deposite o tributo do meu filial acatamento, bafejado pelo sopro divino de vossas maternais carícias. E quero unir, ó Maria, a minha fraca e humilde voz ao canto da natureza que, ao redor dessa floresta, cercado por montes e banhada pelas ondas do mar, ostenta tanta beleza.

Soberana Senhora, em Vós deposite as minhas esperanças, e na vida e na morte ouvi meus brados e acolhei meus gemidos. São brados e gemidos dum filho que vos ama, dum filho que vai atrás dos perfumes de vossas belezas aqui na terra, para um dia poder contemplá-la sem véu, na mansão dos justos. Amém.

Confira a programação abaixo

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Luan Vinhas (Fraternidade Frei Urbano)

Deixar um comentário