Tamanho do Texto:
A+
A-

RELATO DE MISSÃO

22/03/2020 - 21h41
Experiência da Missão na cidade de Humaitá - Amazonas.

Era dia 16 de fevereiro do ano corrente, um Domingo. Logo após o acordar, uma certeza na mente. Eis que chegou o grande dia do avanço para águas mais profundas e poder viver uma nova experiência em todo contexto da minha vida humana e religiosa. Desde o sair da casa dos meus pais, até a chegada em terras amazonenses, posso assegurar que a cabeça estava a mil por hora, isso por imaginar muitas coisas e não deixar transparecer a emoção ao meu pai que me acompanhou até o aeroporto. Porém, as forças não foram suficientes para segurar as lágrimas na hora de um abraço e ouvir dele um até breve e com suas palavras me dizer: “vá meu filho e faça o melhor que você puder para todos.

Movido pela emoção, precisava seguir o novo caminho que estava prestes a ter início. assim, o Check In já fora feito e a mala despachada; hora de embarcar. Confesso que dei aquela última olhada para trás, como forma de dizer a minha amada Bahia que já já eu voltaria. Assim segui a viagem fazendo leitura do bom e valioso livro do Pe Fábio de Melo, “Por onde for o teu passo, que lá esteja o teu coração.” Que havia ganhado de uma pessoa especial em minha caminhada religiosa.

Porém, antes do encontro com as terras do amazonas acontecer, a capital cearense, foi o lugar indicado para essa segunda despedida do nordeste brasileiro, entretanto, tinha que chegar ao amazonas. Porém, como não lembrar da confusão criada com o bendito fuso horário, sim, isso mesmo, aqui tem uma hora a menos que o Nordeste. Assim, a confusão mental foi lá nos ares, ao olhar o relógio e perceber que já tinha dado a hora do pouso. Porém, passado um tempo, a mente volta-se ao estado normal e calmaria para a espera do pouso.

Lá de cima, um cenário deslumbrante por toda viagem, uma riqueza a contemplar e registrar tudo em fotos no celular. Aqui chegamos e fui bem recepcionado pelo Frei Dimitri, que logo de início fez um valioso passeio pelos principais pontos turísticos e passou as informações a respeito de muitas coisas da região. Não poderia faltar aquela fotografia para marcar o encontro e enviar aos familiares, os frades e amigos que estavam no aguardo das devidas informações já em solo amazonense!

Então cheguei na fraternidade São Lourenço de Brindisi e fui ali recepcionado pelos demais confrades. Pausa para um descanso e já pude ir desfrutando de um especial lazer em fraternidade no dia seguinte. chegou outro irmão, o Gaúcho Cristian, lá fomos nós, em companhia do Guardião Frei Francisco Coelho, conhecer a cidade de Manaus e suas belezas, que maravilha o encontro das águas e demais pontos turísticos. Foi um dia bastante memorável e de descobertas das belezas do manauara.

Porém, eis que eu precisava partir novamente e aqui cheguei a cidade de Humaitá. Portanto quis o destino novamente me fazer conhecer outro estado, eis que cheguei a Porto Velho capital de Rondônia e fui recebido pelos confrades: Sebastião Filho e Darez Narbonne, para juntos pegarmos a estrada e poder retornar ao amazonas novamente. Pronto, chegamos enfim a nossa fraternidade São Leopoldo Mandic, na cidade de Humaitá, estado do amazonas (que loucura, sair do amazonas e voltar para ele novamente, isso sim é geografia brasileira).

Aqui estou a viver meus dias proveitosos, colhendo como frutos da missão e experiência de tirocínio, os ensinamentos de fé, esperança, caridade, humildade e sem dúvida nenhuma, colhendo essa sabedoria popular que é uma riqueza impagável ao olhar financeiro. É um desafio a cada dia, uma emoção a cada segundo. Estar longe da família, dos amigos e dos irmãos de caminhada conventual, tem horas que o coração aperta um pouco, as emoções se expressam ao olhar uma foto, fazer uma videochamada, ler uma mensagem. Porém, uma certeza a cada respiro me faz entender que é preciso continuar trilhando esse caminho pois Deus aqui me enviou e continua a pedir aquilo que de melhor eu posso ofertar que é o meu sim a vocação religiosa.

No mais, é continuar sempre vivendo a experiência do ensinamento Paulino na primeira carta a Timóteo (cf. 1Tm 1,12) “Agradeço àquele que me deu forças, a Jesus Cristo nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço!

Fraternalmente.:

Frei Cicero Gionês – OFMCap

Tirocínio-Amazonas

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rafael Silva (Cúria Provincial)

Deixar um comentário