Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos tem novo Ministro Geral: Frei Roberto Genuin

03/09/2018 - 09h35
Segundo os frades, o novo Ministro Geral tem uma visão global, olhando para realidades mais pobres e remotas

Mauro Johri e Roberto GenuinFoi eleito o novo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O italiano Frei Roberto Genuin. Na votação realizada hoje na 85ª edição do Capítulo Geral, em Roma, Frei Roberto foi eleito no primeiro escrutínio (turno), obtendo 101 votos de um total de 188.

Frei Roberto tem um currículo respeitável: formado na Pontifícia Universidade Lateranense, Summa cum laude, foi diversas vezes superior das casas por onde passou. Professor, e por nove anos Ministro Provincial de Triveneto. Atualmente era guardião do convento de Rovereto. Depois de ter participado duas vezes nos Capítulos Gerais, está agora à frente da Ordem pelos próximos seis anos. 

Os frades acreditam que mesmo tendo sido criado, crescido e vivido na Europa, o novo Ministro Geral tem uma visão global, devido as inúmeras missões que sua Província tem.

Ministro Geral e Frei Carlos Silva (CCB)Sobre o novo ministro geral:

Frei Roberto nasceu em 20 de setembro de 1961, em Falcade (da Província e Diocese de Belluno, Itália). Filho de Antonio Genuin e Valeria Adami, viveu em uma grande família católica. Em 1972, entrou no Seminário Seráfico de Castelmonte. Começou o ano de noviciado em Lendinara, no dia 3 de outubro de 1980. Seus votos perpétuos foram professados em Veneza, no dia 30 de Junho de 1985. Na mesma cidade foi ordenado diácono em 11 de maio de 1986 sob a imposição das mãos do Cardeal Marco Cé. Sua ordenação sacerdotal foi em 27 de junho de 1987, em sua paróquia natal por Dom Maffeo Ducoli.

O frei participou dos Capítulos Gerais de 2006, 2012 e 2018. Em 2008, Frei Roberto Genuin foi eleito Ministro Provincial da Província de "St. Anthony", um serviço que manteve durante dois triênios até 2014 quando o Conselho Geral o nomeou ministro provincial da Província de "Santa Croce" (2014-2017), fundada pela união com a Província de Trento. 

O serviço de Frei Roberto Genuin foi caracterizado por uma linha singular com as expectativas da Ordem e da Igreja, em suas distintas atividades. Em nove anos, assumindo o papel de Ministro Provincial, visitou e enviou frades ao exterior, onde os irmãos trabalham como missionários na Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Grécia, Hungria, Geórgia, Israel,e Suíça. Em agosto de 2016, após cuidadosa avaliação, a Custódia "Santa Maria degli Angeli" em Angola foi elevada à Província.

Damos as boas-vindas ao nosso novo Ministro Geral, e desejamos que o espírito santo o conduza nos próximos 6 anos como nosso novo superior.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Irmã Loreto Melo
13 de julho de 2019
Pertenço a Congregação das Irmãs Franciscanas de N.Sra. do Bom Conselho, cujo fundador é Frei Caetano de Messina . Desde a elaboração da Nossa História em 2003, meu interesse pela ordem Capuchinha cresceu. Atualmente, lendo o livro 'Capuchinhos no Brasil" do Frei Zagonel, a além de outros com alegria digo: "Vocês, Missionários Capuchinhos, quais fachos de luz, começaram incendiando o mundo e continuam ganhando os corações de muitos pela experiência de fraternidade que emana de vocês. Que Deus os ajude a continuar apaixonados pelo Reino. No momento tenho lido muito sobre a ordem e até desejo ardentemente escrever algo sobre os Capuchinhos. Ler sobre os capuchinhos , para mim é um lazer mistico.
Deixar um comentário